AUTÁRQUICAS -
PAN Braga apresenta propostas para o envelhecimento activo

A candidatura do PAN à Câmara Municipal de Braga reuniu-se esta semana com a Direcção da Santa Casa de Misericórdia de Braga.

Em comunicado, o partido diz que «o objectivo da reunião passou por conhecer a ação da instituição bem como a situação actual no município ao nível das respostas para o envelhecimento e de creches».

PUBLICIDADE

«Percebemos que existe uma enorme necessidade de aumentar as respostas sociais nesta área. Mas para além do aumento é preciso diversificar e mudar o paradigma do envelhecimento, humanizando-o e oferecendo opções que nos permitam continuar activos e com qualidade de vida. É sempre preferível que os seniores fiquem nas suas casas, mas nem sempre isto é possível», refere o candidato Rafael Pinto.

À margem da reunião, o PAN apresentou um conjunto de respostas para melhorar as condições de vida da população sénior na área da habitação, como o teste de novos modelos como as Repúblicas ou cooperativas, «já testadas noutros países com excelentes resultados».

Também ao nível educacional e cultural o PAN propõe a promoção da Universidade Sénior, e na área da saúde e bem-estar pessoal, a Elaboração da Estratégia Municipal para o Envelhecimento Activo e Saudável e combate à solidão.

De acordo com o candidato Rafael Pinto, «urge levar a cabo políticas que tenham em conta a qualidade de vida de todas as gerações, pois só assim conseguiremos atingir a sociedade justa que todos ambicionamos, e é para isso que o PAN continuará a trabalhar no concelho».