OPINIÃO

OPINIÃO -
Parabéns para a cidade de Braga, e Amares?

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Sabendo que 2021 vai ser um ano de enormes dificuldades económicas e com inúmeras restrições para garantir a saúde pública, venho através deste artigo de opinião, manifestar o meu entusiasmo e tornar alto o distrito onde resido, laureado como melhor destino Europeu 2021. Localizada a cerca de 30 minutos do Porto, Braga é uma cidade jovem, cosmopolita e multicultural. Próxima dos grandes centros económicos da Europa, com uma educação de qualidade, segurança e um bom sistema de saúde.

Braga, cidade bimilenária, foi a grande vencedora, entre as vinte cidades escolhidas para o prémio, deixou para trás cidades como Roma, Paris, Florença ou Canárias. Braga foi o destino favorito dos turistas oriundos do Reino Unido, do Brasil e principal escolha dos turistas dos EUA e da França.

“É um resultado que nos enche de orgulho e que certamente terá reflexos extremamente positivos no turismo e na economia local, regional e nacional durante os próximos anos”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.

Braga tem uma oferta turística capaz de responder a múltiplas exigências e interesses. É uma cidade com rica história, conhecida como cidade dos Arcebispos ou a Roma portuguesa. Nas celebrações da Semana Santa, Braga é invadida por milhares de crentes vindos de todo o território nacional e internacional. Embora exista muita incerteza quanto à evolução da pandemia, tudo indica que teremos uma Páscoa restritiva e sem a habitual invasão de turistas. Resta-nos a esperança que no início de Verão a normalidade regresse e tenhamos a azáfama que a cidade e distrito viviam anteriormente. 

Porém, sinto ineficiência do meu concelho, Amares, vizinho da prestigiada Bracara Augusta, em albergar e oferecer um cartaz digno aos turistas que optem por se deslocar ao nosso concelho. São notórias as sucessivas repavimentações nas vias de comunicação, falta de iluminação em pontos-chave, ausência de árvores e jardins num território próximo à Peneda do Gerês, inexistência de auditório e gimnodesportivo, carência de praias fluviais para brindar adultos e crianças em pleno verão, privação de água pública que enfurece alguns habitantes… 

“Ave Villa Amares, te salutant”- Vale-nos a glória dos nossos históricos monumentos, a fabulosa gastronomia, as verdejantes quintas vinícolas, o comércio local afável e uma povoação muito carinhosa.

É bom viver em Amares mas o concelho estagnou, há efetivamente uma necessidade de agir ao invés de reagir. Estaremos preparados para receber os turistas que visitam o melhor destino europeu 2021?

“Cada escolha, uma oportunidade. Cada queda, uma aprendizagem. Cada atitude, uma consequência”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS