REGIÃO -
Paredes de Coura avança com Laboratório Rural em parceria com universidades portuguesas e espanholas

A Câmara de Paredes Coura avançou a criação de um Laboratório Rural em parceria com nove entidades portuguesas e espanholas com o objectivo de promover a sustentabilidade ambiental em conjunto com as comunidades rurais.

No projecto, além de universidades e institutos de investigação, participam a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e organizações não-governamentais de Portugal e Espanha.

PUBLICIDADE

“O despovoamento rural e os avanços da floresta não são os melhores caminhos para assegurar com maior eficácia a protecção ambiental. A melhor forma de proteger o meio ambiente é através da presença humana nos territórios e da implementação de práticas inovadores que actualizam modos de produção, práticas e tecnologias antigas que respeitam o ritmo certo do mundo e garantam o equilíbrio ambiental entre o homem e a paisagem. Porque, no fundo, paisagem é relação”, defende ao Vítor Paulo Pereira, presidente da Câmara courense.

“O nosso Laboratório Rural nasce, precisamente, neste contexto de fazer as coisas bem e de forma sustentada com o conhecimento mais actualizado de instituições e cientistas em permanente diálogo com a comunidade”, justifica em nota ao PressMinho.

São propósitos deste Laboratório Rural, adianta Vítor Pereira ,estimular e responder a iniciativas das comunidades rurais que desejem adoptar uma direcção inovadora, mas sem os meios financeiros ou técnicos para fazê-lo.

Demonstrar a capacidade de renovar a ruralidade, explorar novos caminhos e soluções para as questões do desenvolvimento rural e acção climática, concentrando-se em abordagens ou modelos colaborativos ou baseados na comunidade, é outro propósito.

Identificar caminhos de potencial sucesso e sustentáveis que possam servir de “vitrine” para outras comunidades rurais, captando e direccionando fontes de financiamento nacionais e/ou internacionais, articulando também a assistência financeira e acompanhamento técnico/investigação de projectos, é igualmente objectivo.

Tendo como área geográfica de intervenção o concelho de Paredes de Coura, com especial destaque para a Paisagem Protegida do Corno de Bico, o Laboratório Rural tem por objectivo estimular a inovação e o desenvolvimento rural, fazendo parte desta parceria a Universidade da Coruña, Universidade de Vigo, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO – Universidade do Porto), Instituto Superior de Agronomia (Lisboa), Centro de Investigação de Montanha (CIMO – Instituto Politécnico de Bragança), Instituto Politécnico de Viana do Castelo, CIM Alto Minho, Associação Portuguesa de Tracção Animal e a Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico.

O desenvolvimento do projecto Laboratório Rural é participado por todas as entidades que subscrevem esta parceria, sendo a coordenação efectuada pelo município de Paredes de Coura e com todas as actividades, acções e projectos de carácter técnico-científico, formativo, informativo e de promoção a realizarem-se neste concelho, nomeadamente na Paisagem Protegida do Corno de Bico.

Legenda: Alunos de engenharia florestal da Universidade de Vigo acompanham acção de gestão florestal