A paróquia de Chorense (Terras de Bouro – Portugal) invocou, este fim de semana, a sua padroeira, Santa Marinha. O dia de maior relevo para a comunidade ocorreu este Domingo com a celebração da missa solene, na Igreja Paroquial. À tarde, esteve presente o Rancho Folclórico ‘Passarinhos da Ribeira’, de Louredo da Ribeira (Vieira do Minho), seguindo-se a procissão.
No corpo da procissão destaque para a a presença dos elementos constituintes da coletividade de Vieira do Minho, a cruz processional, os irmãos e as irmãs da Confraria de Nossa Senhora do Rosário.
Os seis andores transportaram as imagens de Nossa Senhora do Rosário, Santa Marinha, São Sebastião, Nossa Senhora de Fátima, Menino Jesus e Santo António.
Referência para o pálio ladeado por lanternas, assim como a presença de membros da Comissão de Festas e crentes.
Na procissão integraram-se ainda bandeiras de invocação com destaque para as dedicadas ao Santíssimo Sacramento, à Confraria de Nossa Senhora do Rosário e a Santa Marinha.
De referir que no Arquivo Distrital de Braga existe acervo documental sobre a Paróquia de Santa Marinha de Chorense, em particular documentação relativa ao período entre 1550 e 1911, distribuída por 31 livros agrupados sobre batismos, casamentos, óbitos, crismados, legados e obrigações de missas.
Texto/créditos: Carlos Manuel Dobreira *
*Ativista ambiental; Earth Doctor do Movimento Sustain Credits
Jornal ‘O Amarense’