AMARES – PCP reforça necessidade de intervenção «imediata» no Mosteiro de Rendufe

AMARES –
PCP reforça necessidade de intervenção «imediata» no Mosteiro de Rendufe

A deputada do PCP Carla Cruz reuniu, esta terça-feira, com a Direcção Geral de Cultura do Norte, em visita ao Mosteiro de Santo de André de Rendufe, em Amares. Em declarações ao jornal “O Amarense”, Carla Cruz apontou que a visita teve como objectivo «verificar in loco o estado do monumento, onde foi constatado que há situações de emergência, como fissuras bastante acentuadas, que precisam de uma resposta imediata por parte da tutela».

«Não havendo essa intervenção pode perigar parte significativa do monumento», afirmou, acrescentando, «neste sentido, a intervenção tem de ser feita de forma célere, para que não se passe um novo Inverno sem que essa seja efectuada, colocando na tutela e no governo a responsabilidade de a fazer. O que é que o governo está a pensar fazer e quais as perspectivas para a reabilitação deste importante monumento não só para a região mas para o País», referiu Carla Cruz.

Durante a visita, a deputada revelou que será feito um requerimento para que sejam «mobilizados os recursos financeiros para que estas intervenções de emergência sejam feitas. Não podemos continuar a dizer que a Cultura e o Património são uma prioridade quando depois não são efectivadas com a alocação dos meios financeiros, humanos e técnicos para tal», reiterou.

PUBLICIDADE

«O que se pretende é que o Governo, até ao final da legislatura, com todos os instrumentos à sua disposição, queira usá-los para que estas intervenções sejam uma realidade», concluiu.

Mais desenvolvimentos na edição impressa de Junho de 2019