O vereador do PS na Câmara de Amares, Pedro Costa, propôs na última reunião do executivo que a autarquia, além do financiamento comunitário disponibilizado através da CIM Cávado, avance com candidaturas ao Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, que o Governo anunciou para apoio a projectos cicláveis, com vista à criação de uma ciclovia.
Em comunicado, o vereador lembra que «o projecto Ecovia Cávado-Homem proposto pela CIM Cávado, que pretende ligar Amares/Terras de Bouro a Esposende nas margens dos rios Cávado e Homem já foi lançado neste concelho do litoral, mas tem encontrado muitas resistências».
«Em Amares, há alguns anos que vem sendo anunciado pelos responsáveis autárquicos, mas não avança. No entanto, é um projecto que já não é de hoje e tem uma importância fundamental», refere.
Por isso, na última reunião de Câmara, lembrou a existência do Fundo Ambiental.
«No entanto, fomos informados pelo Presidente da Câmara e pelo Vereador responsável do pelouro, que o traçado de Amares ainda está em fase de negociação com uma grande parte dos privados, sendo que o Município, que conta com apoio das Juntas de Freguesia nesta tarefa, ainda estará a identificar alguns dos proprietários. Conclusão óbvia a retirar deste facto: Estamos muito atrasados, num projeto que já não é novo», critica.
Segundo Pedro Costa, «é urgente avançar rapidamente com este processo para que Amares não fique para trás e tenha acesso a financiamento fundamental para realizar o investimento».
«Entretanto, também fomos informados que o traçado de Amares inclui uma travessia no Cávado que será um factor de beleza e atrativo natural, mas que implica um avultado investimento, ainda não quantificado. Oportunidade óbvia: Aqui está um projeto que pode ser candidatável ao Fundo Ambiental», sublinha.