AMARES – -
Pedro Costa quer que Câmara prepare estudo sobre eventual desagregação de freguesias

O vereador do PS na Câmara de Amares, Pedro Costa, defende que a autarquia deve promover um estudo no concelho, que reúna as opiniões dos presidentes das Juntas de Freguesia e das forças vivas locais, para avaliar a possibilidade de avançar para eventuais desagregações de freguesias, de acordo com uma proposta do Governo.

«Ouvindo aqueles que sentiram na pele os efeitos da agregação, teremos oportunidade de corrigir os casos mal-sucedidos que existirem, voltando a ter algumas das freguesias tradicionais», explica o vereador, que apresentou a proposta em reunião de Câmara, na segunda-feira.

Segundo Pedro Costa, a desagregação poderá permitir «recuperar os serviços administrativos de proximidade, tantas vezes fundamentais, principalmente para as populações das freguesias mais interiores e isoladas».

PUBLICIDADE

O Governo anunciou recentemente que quer definir um novo mapa de freguesias até às próximas eleições autárquicas, em 2021.

A proposta de lei que o Ministério da Administração Interna estará a ultimar deverá dar aos autarcas o poder de manter a agregação ou de proporem a desagregação das respectivas freguesias.