A Câmara de Esposende vai agraciar no Dia da Cidade e do Município, que se celebra no próximo dia 19, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e à Universidade do Minho (UMinho) com a Medalha de Honra, a mais alta condecoração do município.
A distinção do IPCA e da Universidade do Minho, em actividade há 30 e 50 anos, respectivamente, deve-se “aos inestimáveis serviços prestados à comunidade e ao papel crucial destas instituições no desenvolvimento do concelho de Esposende. É também valorizada a cooperação técnica, científica e humana com o município, contribuindo para o desenvolvimento e elevação do território concelhio e da sua população”, justifica a autarquia.
Na mesma sessão, são entregues dois votos de louvor, um a título póstumo, e distinguidos 17 funcionários do município pelo cumprimento de 25 anos de serviço.
Com a Medalha de Mérito Municipal são distinguidos o Agrupamento Escuteiros 813 – Marinhas, a Fraternidade Nuno Álvares – Núcleo 35 – Marinhas, a Associação de Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende (APPCE), a Quinta da Malafaia, António Vassalo Abreu, os coronéis da GNR Luís Coutinho de Almeida e José Pedro Sá, e o padre Manuel de Brito Ferreira.
A Medalha de Mérito Desportivo é concedida ao Hóquei Clube de Fão.
O Agrupamento Escuteiros 813 – Marinhas é agraciado, na comemoração do 50.º aniversário, pelo “compromisso constante com a comunidade, apoiando causas sociais, ambientais e culturais, bem como pelo papel determinante na formação de jovens, incutindo valores essenciais como o respeito, a responsabilidade, a solidariedade e o amor à natureza”.
A condecoração da Fraternidade Nuno Álvares – Núcleo 35 – Marinhas, na comemoração do 25.º aniversário, configura “o reconhecimento do papel determinante deste movimento no seio da comunidade de Marinhas e do concelho, apoiando causas de diversa índole, dando expressão aos ideais do escutismo”.
No ano em que assinala 25 anos, a Associação de Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende (APPCE) “é reconhecida pelo notável contributo que tem prestado ao território no apoio e defesa dos direitos dos pescadores e pelo seu papel relevante na comunidade”.
Com um percurso de 25 anos de actividade, a Quinta da Malafaia, uma das maiores referências regionais, em termos de arraial minhoto e de organização de eventos, é distinguida pelo “notável contributo em termos culturais para o concelho e pelo importante papel no contexto empresarial local. Reconhecido ponto de atracção a nível nacional e internacional, a Malafaia tem levado longe o nome do município, tendo passado pelas suas instalações, ao longo deste período, mais de dois milhões de pessoas de todas as proveniências”.
Com uma carreira “exemplar e diversificada, marcada por uma dedicação ímpar ao serviço público e ao desenvolvimento regional, abrangendo diversas áreas de intervenção, desde a administração pública, desporto, cultura, até à política”, é condecorado António Vassalo Abreu, natural de Marinhas, “em sinal de apreço e reconhecimento pelo contributo inestimável à causa pública e à comunidade”.
O coronel Luís Gonzaga Coutinho de Almeida, natural de Forjães, será agraciado pelo “elevado compromisso com o serviço público e pela dedicação exemplar à carreira militar e à segurança pública”. A distinção é sustentada pelo seu contributo inestimável no âmbito da segurança, paz, educação e associativismo e pela dedicação exemplar ao serviço da comunidade.
A condecoração do coronel José Pedro Lima de Sá, natural de Fão, justifica-se pelo “exemplo notável de serviço público, dedicação, competência e lealdade”, ao longo de 30 anos de serviço efectivo na GNR. Destacou-se pela sua “carreira exemplar, desempenho extraordinário e excepcionais qualidades militares, sempre mantendo elevados padrões de carácter, organização e perseverança, merecendo respeito e consideração pública, sendo, por isso, motivo de orgulho para Esposende”.
O município distingue o padre Manuel de Brito Ferreira, natural de Vila Mou – Viana do Castelo, pelos 50 anos de sacerdócio, ao longo dos quais “desempenhou o seu papel pastoral com uma dedicação inabalável e construiu uma obra incomensurável de apoio comunitário, social e espiritual”. A sua obra e influência abrangem todas as gerações, desde os mais jovens até aos mais idosos, e a sua presença tem sido vital para “a coesão e o bem-estar das comunidades”, razões que sustentam a condecoração. Actualmente é pároco de Antas (Esposende), Fragoso e Tregosa (Barcelos).
É também reconhecido o percurso de 25 anos de actividade desportiva do Hóquei Clube de Fão, nas modalidades de hóquei em patins e patinagem artística. Focado na formação pessoal e desportiva dos jovens do concelho, o clube foi berço de diversos jogadores que representaram clubes da principal competição nacional, sendo de salientar a presença, por duas vezes, da equipa sénior, no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, bem como a conquista de troféus a nível regional nos escalões de formação.
Na sessão solene do Dia da Cidade e do Município são também entregues dois votos de louvor a dois antigos funcionários municipais, aprovados no passado dia 22 de Fevereiro em reunião do executivo municipal, em reconhecimento da dedicação, profissionalismo, empenho e competência demonstrados ao longo dos anos em que exerceram funções no município.
A título póstumo, é agraciado João Leite, que exerceu o cargo chefe de Divisão das Obras Municipais e que faleceu de doença, em Dezembro de 2023. Vítor Leite, que se aposentou no final do ano de 2023, será distinguido após ter cumprido 33 anos ao serviço do Município; foi chefe da Divisão das Obras Municipais, desempenhou as funções de director do Departamento Técnico de Obras e Planeamento, director do Departamento Técnico Municipal e de chefe da Divisão de Planeamento e Gestão Urbanística. Foi, também, vereador e vice-presidente da Câmara, em regime de tempo inteiro, entre 2002 e 2005.
No dia maior do concelho serão, ainda, agraciados 17 funcionários da Câmara Municipal como forma de reconhecimento pela sua dedicação ao serviço público e ao Município de Esposende, durante 25 anos.