REGIÃO -
Ponte de Lima aposta no desenvolvimento do Concurso Concelhio de Leitura

Apesar dos condicionalismos impostos pela actual pandemia, o Município de Ponte de Lima decidiu avançar com o Concurso Concelhio de Leitura, que decorrerá, este ano, no auditório rio Lima, no dia 18 de Fevereiro.

«Através de uma aposta na promoção de competências de literacia na comunidade escolar e na valorização e consolidação de hábitos de leitura na população limiana», a Rede de Bibliotecas de Ponte de Lima, em parceria com os Agrupamentos de Escolas do Concelho, dinamizará mais uma edição deste concurso, que dará acesso ao Concurso Nacional de Leitura.

FASE MUNICIPAL

PUBLICIDADE

Após a primeira fase do concurso nas Escolas, os participantes apurados transitam para esta fase municipal – constituída por uma prova escrita digital e por uma prova oral – que desafia os alunos a subirem ao palco e a prepararem-se para a próxima fase do Concurso Nacional de Leitura, que decorrerá nos mesmos moldes.

Os livros selecionados para esta etapa adequam-se às várias faixas etárias e níveis de ensino e versam sobre os seguintes autores e obras:

1.º Ciclo – 3.º e 4.º ano – Título e autor: O avô tem uma borracha na cabeça / Rui ZinK ; il. Paula Delecave ; Porto Editora;

2.º Ciclo – 5.º e 6.º ano – Título e autor: O país das Laranjas / Rosário Alçada Araújo; Edições Asa;

3.º Ciclo – 7.º, 8.º e 9º ano – Título e autor: As aventuras de Tom Sawyer / Mark Towain ; trad. João Reis; Edição Fábula;

Ensino Secundário – Título e autor: As Vinhas da Ira / John Steinbeck;

Todos os concorrentes serão galardoados com certificados e aos vencedores, por cada nível de ensino, serão oferecidos prémios.