PAÍS

PAÍS -
Portugal em sétimo lugar na qualidade das águas balneares da União Europeia

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Portugal tem a sétima melhor taxa de zonas de banho com águas de excelente qualidade (91,5%) da União Europeia (UE), segundo um relatório divulgado esta terç-feira pela Agência Europeia do Ambiente (AEA).

O estudo de avaliação sobre a saúde e o ambiente, publicado pela AEA, mostra que, em 2019, Portugal ocupava o sétimo lugar no que respeita à percentagem de zonas de banho com águas balneares de excelente qualidade (91,5%), numa tabela liderada por Chipre (99,1%) e com a Polónia a ocupar o último lugar (21.6%).

De acordo com o relatório da AEA, em toda a Europa, existem na UE 22.295 locais monitorizados pela sua qualidade da água balnear, sendo que, no ano passado, 95% de todos os sítios cumpriam os requisitos mínimos de qualidade estabelecidos na Directiva da UE relativa às águas balneares, com 84,6 % a alcançar o estatuto de ‘excelente’.

Em geral, as águas balneares costeiras são de melhor qualidade do que as dos sítios interiores, tendo aumentado de 79,1% em 2018 para 87,4 %, em 2019.

A AEA alerta ainda para o facto de a poluição atmosférica continuar a ser a principal ameaça ambiental para a saúde na Europa, com mais de 400.000 mortes prematuras provocadas pela poluição atmosférica todos os anos na UE.

A poluição sonora surge em segundo lugar, contribuindo para 12.000 mortes prematuras, seguida dos impactos das alterações climáticas, nomeadamente as vagas de calor.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS