Uma massa de ar quente deixa vários países do sul da Europa com temperaturas extremas, que, em muitos casos, podem ultrapassar os 40 graus. Os termómetros deverão ultrapassar os 40 graus em algumas regiões de Espanha, França, Grécia, Croácia, Turquia e Itália. Exceção para Portugal, que está a ser atingido por uma frente fria, que afasta o país da realidade dos vizinhos do sul.
Depois de um mês de junho que bateu recordes de temperatura desde que há registos, vários países do sul da Europa vão, nos próximos dias, voltar a enfrentar uma onda de calor, com valores potencialmente máximos, devido a uma massa de ar proveniente do norte de África.
Em Portugal, a influência do Atlântico traz nebulosidade, descida de temperaturas e chuva. Entre domingo e segunda-feira, regressa o calor, mas dentro dos valores normais para a época.
Outra consequência da frente fria que atinge Portugal é a descida das temperaturas. «Descem hoje um pouco por todo o território e amanhã voltam a descer mais um pouco, principalmente nas regiões do interior. A partir de domingo e na segunda-feira, tornam a subir, com valores que são normais nesta altura do ano, informa o IPMA.
Foto: Sevilha (Cadena Ser)