Póvoa de Lanhoso apresenta a exposição “Emigração no Estado Novo – O Concelho da Póvoa de Lanhoso”. De 23 a 29 de Dezembro, vai estar patente da sede da Junta de Freguesia da Póvoa de Lanhoso e poderá ser visitada durante o horário de abertura ao público.
Esta exposição, inaugurada em Junho, esteve patente no Núcleo Documental do Centro de Interpretação Maria da Fonte, ao final desse mês.
Em Julho, começou a itinerância pelas freguesias do concelho, encontrando-se atualmente em Verim onde permanecerá disponível até ao dia 16 e, daí até ao dia 23 estará patente na Junta de Freguesia de Lanhoso.
Será então montada na Sede da Junta de Freguesia da Vila onde permanecerá até aos últimos dias do ano.
Esta mostra que já percorreu quase todas as Freguesias e Uniões de Freguesias do concelho é composta por 7 painéis informativos e por uma aplicação informática, para consulta dos/as interessados.
O material desta exposição feita pelos Serviços Municipais, a partir do acervo documental existente, é pertença do Município.
Dados relativos ao número de emigrantes legais e ilegais, as suas origens, quais os destinos para onde se deslocaram, são exemplo das informações que se podem obter.
EMIGRAÇÃO NO ESTADO NOVO
«A Emigração no Estado Novo foi o bem mais precioso que a sociedade portuguesa produziu para exportação». Segundo as informações existentes, saíram do distrito de Braga 105 424 emigrantes entre 1950 e 1979, número esse que ultrapassou os 150 000 se contabilizarmos também os emigrantes ilegais.