O município da Póvoa de Lanhoso investe na formação de profissionais da área da educação. Neste sentido, promoveu, entre os dias 2 e 5 de abril de 2024, uma ação de formação intitulada “Necessidades Educativas Especiais (NEE) – Acompanhamento e Dinâmicas Pedagógicas”. Esta iniciativa teve lugar no Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso, nos dias 2 e 5 de abril e, no Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, nos dias 3 e 4 de abril.
Destinada às assistentes operacionais, a formação explorou os princípios e valores fundamentais da educação inclusiva, sendo reforçada a importância da valorização da diversidade e o princípio da não discriminação.
Foram também discutidos os conceitos e tipos de deficiências e incapacidades, as metodologias específicas de ensino/aprendizagem, a observação e conhecimento individualizado das crianças – técnicas e procedimentos, a planificação, desenvolvimento e acompanhamento das atividades pedagógicas das crianças com necessidades específicas de educação.
Esta ação de formação foi resultado da análise de questionários aplicados durante a fase de diagnóstico das necessidades de formação, dirigidos ao pessoal não docente dos Agrupamentos de Escolas.
Com a realização desta formação, a Câmara Municipal visa «desenvolver competências necessárias à prestação de um serviço público de qualidade e a capacitação dos/das profissionais da área de educação a desempenhar um papel vital na criação de ambientes escolares inclusivos e na garantia da igualdade de oportunidades para todos/as».