A ULS Braga juntou-se às comemorações do Dia Mundial da Prematuridade, celebrando histórias de superação como a de Manuel e Matilde e destacando o progresso contínuo nos cuidados aos recém-nascidos prematuros, que representam um dos maiores desafios na área da saúde materno-infantil.
A evolução nos cuidados neonatais tem permitido tratar prematuros cada vez mais leves e frágeis, como é o caso de Manuel e Matilde, irmãos gémeos, que nasceram com apenas 28 semanas e dois dias de gestação, pesando cerca de 1.000 gramas cada.
“Estes pequenos guerreiros enfrentaram inúmeros desafios nas suas primeiras semanas de vida, mas, graças à dedicação e expertise da equipa médica e de enfermagem, encontram-se agora a caminho de uma recuperação bem-sucedida”, reconhecem os pais de Manuel e Matilde, citados em nota no site do hospital.
“As histórias de sucesso e superação, como a do Manuel e da Matilde, são a prova viva de que, com o apoio certo e os cuidados adequados, é possível transformar desafios em vitórias, que nos acompanham para o resto da vida”, afirma Almerinda Barroso Pereira, directora do Serviço de Neonatologia da ULS Braga.
Não são caso único. Entre Janeiro e Outubro deste ano, nasceram 181 bebés prematuros no Hospital de Braga, um número semelhante ao de 2023, com 182 nascimentos prematuros.
Em nota no seu site, hospital conta que “entre estes, destaca-se o caso de um bebé que chegou ao mundo com apenas 685 gramas, demonstrando a complexidade e a delicadeza dos cuidados necessários para garantir a sobrevivência dos mais frágeis”.
“A equipa multidisciplinar do Serviço de Neonatologia da ULS de Braga, liderada por Almerinda Barroso Pereira, rege-se pela procura contínua de excelência, aplicando as melhores práticas clínicas e utilizando tecnologia médica de ponta”, adianta a nota.
PREMATURIDADE, DESAFIO DIÁRIO
Almerinda Barroso Pereira salienta que, em 2024, a equipa não enfrentou dificuldades extraordinárias, mas manteve-se fiel ao seu compromisso diário de lutar pelos melhores cuidados aos bebés prematuros.
“Os nossos profissionais são altamente especializados e utilizam técnicas minimamente invasivas, adaptadas às necessidades de cada recém-nascido. Graças a isso, temos conseguido melhorar o prognóstico dos nossos pequenos de forma contínua”, explica Almerinda Barroso Pereira.
A unidade hospitalar bracarense refere que Portugal “é hoje um exemplo a nível europeu nos cuidados perinatais e neonatais, em grande parte devido ao programa de vigilância da saúde da mulher, implementado pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), frisando que “a monitorização eficaz da saúde desde a preconcepção até à gravidez de baixo e alto risco, realizada, de forma articulada, entre os Cuidados de Saúde Primários e os Cuidados de Saúde Hospitalares, tem sido determinante para alcançar indicadores excelentes de saúde materno-infantil”.
“Os resultados que temos alcançado são fruto do trabalho conjunto e da formação contínua dos nossos profissionais. O nosso objectivo é assegurar que cada bebé prematuro receba o tratamento adequado, para que tenha a melhor oportunidade de crescer e desenvolver-se”, reforça Almerinda Barroso Pereira.
FAZER DIFERENÇA
O Serviço de Pediatria e Neonatologia da ULS de Braga é parceiro da XXS – Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro, colaborando em iniciativas que sensibilizam a comunidade para os desafios da prematuridade. Em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Neonatologia e a European Foundation for the Care of Newborn Infants (EFCNI), a ULS Braga participa em acções de sensibilização e apoio às famílias, defendendo melhores condições para os prematuros e promovendo uma rede de suporte essencial.
“Reafirmamos o nosso compromisso de continuar a inovar e a investir em cuidados de excelência, focados na melhoria contínua do prognóstico dos recém-nascidos prematuros. As histórias de sucesso e superação, como a do Manuel e da Matilde, são a prova viva de que, com o apoio certo e os cuidados adequados, é possível transformar desafios em vitórias, que nos acompanham para o resto da vida”, conclui Almerinda Barroso Pereira.
O Dia Mundial da Prematuridade comemora-se a 17 de Novembro.