A presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) alertou, esta segunda-feira, para a possibilidade da “escalada dos preços” do alojamento para os estudantes poder provocar um aumento do abandono escolar no ensino superior.
Em entrevista ao Grupo Santiago, Margarida Isaías, não escondeu, a poucos dias do início do ano lectivo do ensino superior, a sua preocupação com a questão dos preços pedidos por quartos e apartamentos a estudantes do ensino superior.
“O alojamento é uma grande, grande preocupação não só dos estudantes que já ca estão, mas também dos alunos que vão chegar”, afirmou à Santiago.
A dirigente estudantil adiantou que “há até alunos que durante o ano lectivo reportam aumento de preços de quartos e residências que alugam e, portanto, há uma preocupação muito grande com esta questão”.
Sobre a anunciada construção de novas residências universitárias, Margarida Isaías lembrou que estes projectos não resolvem no imediato o problema.
Para minorar o problema, a presidente da AAUM enumerou à Santiago um conjunto de medidas, a primeira das quais passa pelo investimento em alojamento público e na reabilitação do que já existe na Universidade do Minho.
“No alojamento privado temos registado uma redução da oferta e na oferta que existe regista-se um aumento crescente dos preços o que se torna numa situação incomportável para muitos estudantes”, lamentou.
A dirigente avisou que com “a escalada dos preços, sem medidas e sem apoios, pode dizer-se que vai provocar o aumento do abandono escolar”.