BRAGA - -
Profitecla Braga abre candidaturas para o ano lectivo 2020/2021

O pólo de Braga da Escola Profissional Profitecla tem as candidaturas abertas para o próximo ano lectivo de 2020/21, nos cursos profissionais de Cozinha e Pastelaria, Restaurante/Bar, Turismo, Comunicação e CEF – Empregado de Mesa e Cozinheiro.

Os cursos profissionais são direccionados a jovens até aos 19 anos com o 9.º ano de escolaridade, enquanto o CEF é destinado a jovens com o 8.º ano completo e idade entre os 15 e 19 anos.

Todos os cursos são gratuitos e têm atribuição de subsídio de alimentação, subsídio de transporte, bolsa de material, bolsa de personalização e subsídio de alojamento quando aplicável.

PUBLICIDADE

Os cursos profissionais têm a duração de três anos, possuem certificação escolar do 12.º ano de escolaridade e Certificado Profissional de Nível IV, dando a possibilidade aos jovens de acesso ao ensino superior e ao mercado de trabalho. Já o CEF permite a Certificação Escolar de Equivalência ao 9.º ano e acesso ao ensino secundário.

No âmbito da sua oferta formativa para o ano lectivo 2020/2021, a Profitecla Braga destaca o novo curso Cozinha/Pastelaria permite aos jovens obter conhecimentos para elaborar, planear, dirigir, controlar e executar as actividades de cozinha e pastelaria, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras. Destaque ainda para o CEF – Empregado de Mesa e Cozinheiro, Cursos de Educação e Formação que dão a oportunidade aos jovens de concluírem a escolaridade obrigatória, através de um percurso flexível e ajustado aos seus interesses, ou para poder prosseguir estudos ou formação que lhe permita uma entrada qualificada no mundo do trabalho.

CANDIDATURAS EM CASA

Apesar do encerramento das escolas dos 7 pólos da Profitecla devido à pandemia do novo coronavírus Covid-19, a Profitecla tem em funcionamento os seus serviços administrativos, pelo que os jovens interessados em inscrever-se nos cursos para o novo ano lectivo, podem esclarecer todas dúvidas através de contacto telefónico, email ou redes sociais.

Tendo em conta o momento excepcional que atravessamos, caracterizado pelo confinamento domiciliário, todo o processo de candidatura pode ser feito a partir de casa, via site, havendo disponibilização de vídeos que permitem uma visita da escola à distância. A Profitecla informa ainda que a entrevista de selecção, prevista no processo, será realizada à distância através de meios digitais”, refere a escola.

Com o encerramento dos estabelecimentos de ensino devido ao surto do Covid-19, mas com o ano lectivo ainda a decorrer, as aulas da Profitecla mantêm-se em normal funcionamento, embora à distância. As aulas realizam-se através de ferramentas digitais avançadas das Escolas Rumos Education como é o caso do Microsoft Teams e da Kahn Academy. Estas ferramentas já vinham a ser usadas desde o início do ano lectivo no âmbito do projecto aluno_21.

A direcção da Rumos Education explica que se trata de “usar a tecnologia e ferramentas que já vínhamos a implementar ao longo dos últimos meses e que neste momento se mostraram absolutamente essenciais para garantir o normal funcionamento das nossas escolas, desde as aulas até ao trabalho administrativo”. Graças a isso, ressalta “conseguimos dar uma resposta em poucos dias, não havendo praticamente paragem das actividades lectivas. O feedback que temos de toda a comunidade educativa é excelente, sendo que, os constrangimentos foram todos ultrapassados”.