Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
CULTURA

CULTURA -
Programa apoia criação de artistas do distrito de Braga ou do concelho de Vila do Conde

O programa de apoio à criação do gnration, em Braga, e do CIAJG, em Guimarães, vai atribuir 2.000 euros a cada um dos quatro projetos selecionados do distrito de Braga ou do concelho de Vila do Conde.

“O gnration (Braga) e o CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães (Guimarães) lançam a décima edição do programa Laboratórios de Verão, que este ano conta também com o apoio da SOLAR – Galeria de Arte Cinemática (Vila do Conde). A ‘open call’ [inscrições] está aberta a artistas ou coletivos residentes ou naturais do distrito de Braga e no concelho de Vila do Conde”, refere o gnration, em comunicado hoje divulgado.

O anúncio dos projetos vencedores vai decorrer a 07 de maio.

Nesta décima edição “serão apoiados quatro projetos, perfazendo um apoio global no valor de 8.000 euros”, segundo a organização, acrescentando que este programa se destina a valorizar artistas ou coletividades que desenvolvam novos trabalhos artísticos originais.

“Criada em 2015, esta iniciativa destina-se artistas ou coletivos residentes ou naturais do distrito de Braga e no concelho de Vila do Conde, que se proponham a desenvolver conteúdos artísticos originais nos domínios da imagem, som, performance, interatividade, música, dança ou no cruzamento entre as várias áreas anteriormente descritas”, explica o gnration.

De acordo com a organização, o gnration e o CIAJG procuram encontrar projetos para desenvolvimento de trabalho artístico original em formato de residência artística.

“Estas residências vão decorrer em dois períodos de duas semanas; em junho no CIAJG e em agosto no gnration. Posteriormente, os trabalhos desenvolvidos terão apresentação pública em formato performativo ou de instalação/exposição em ambos os locais”, lê-se no comunicado.

Aos projetos vencedores, o programa dos Laboratórios de Verão oferece, além de um local de trabalho no gnration e no CIAJG, um apoio monetário no valor de 2.000 euros por projeto, apoio técnico e de produção, acompanhamento curatorial e ainda a possibilidade de apresentar os trabalhos na SOLAR – Galeria de Arte Cinemática (Vila do Conde) e no LAC – Laboratório de Atividades Criativas (Lagos).

“Para concorrer, os candidatos deverão apresentar uma descrição da proposta artística, uma descrição dos requisitos logísticos, técnicos e de produção associados à mesma, biografia e portefólio dos autores, documento comprovativo de residência no distrito de Braga (no caso do proponente não ser natural do distrito) e uma declaração de compromisso em desenvolver o projeto nas instalações do CIAJG (em junho) ou do gnration (em agosto)”, explica a organização.

Estes requisitos podem ser preenchidos através do formulário de candidatura, disponível online em gnration.pt ou em ciajg.pt.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS