A Câmara de Braga realiza mais uma edição do projecto Incluir, o programa de férias inclusivo, que teve o seu início em 2022. As actividades arrancaram a 17 de junho e decorrem até 06 de setembro, com a participação de 224 crianças e jovens. Esta edição contou com a participação de um grupo de 15 crianças e jovens refugiados ucranianos, da cidade de Ivano-Frankivsk.
“Nesta pausa letiva, o projecto tem a duração de 11 semanas, com mais de 500 horas de atividades diversificadas e transversais onde se destacam as idas à piscina e parques verdes, teatro, artes plásticas, música, expressão dramática e corporal, pintura em tela, culinária, atividades ambientais, desporto, visitas a espaços culturais, entre muitas outras”, refere a Sâmara de Braga.
Segundo a autarquia, o programa está a decorrer em dois estabelecimentos de ensino do concelho, a EB2/3 Palmeira e a EB2/3 de Gualtar, “que reúnem todas as condições para acolher os participantes, incluindo um Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) para as crianças e jovens com necessidades específicas”.
Numa visita realizada às atividades, na EB2/3 de Gualtar, que pertence ao Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, destacou a importância deste projecto e a sua relevância na vertente social, “devendo ser assumido como uma responsabilidade de toda a comunidade”.
“Esta é uma resposta importante no combate à exclusão social que pretende contribuir para a diminuição das diferenças oferecendo as mesmas oportunidades a todos os participantes, com atividades enriquecedoras e diversas”, enalteceu.