ENSINO SUPERIOR - Programa de mentoria “InIPCA” arrancou com o início do ano lectivo

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Programa de mentoria “InIPCA” arrancou com o início do ano lectivo

O início do ano lectivo 2019/2020 no IPCA fica marcado pelo arranque do programa de mentoria InIPCA, um programa que visa «promover uma integração plena, saudável, pro-activa e, simultaneamente, contribuir para o sucesso académico dos estudantes que ingressam pela 1ª vez num curso de licenciatura».

“InlPCA”

O InIPCA é um programa de mentoria de estudantes para estudantes, em que o “mentor” (estudante actual) assume um papel fundamental no desenvolvimento interpessoal dos “mentorandos” (novos estudantes), para a promoção do seu bem-estar e para uma mais rápida interiorização das normas e regras de funcionamento da instituição.

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O programa estende-se ao longo do ano lectivo e compreende reuniões entre tutores, mentores e responsáveis pelo projecto; reuniões informais entre tutores e mentores; reuniões de mentoria formais (entre mentores e mentorandos) com o grupo atribuído a cada mentor. Realizar-se-ão, ainda, pelo menos, 3 reuniões formais entre todos os intervenientes no programa: Setembro, Fevereiro e Junho.

Este programa proporciona aos “mentores” o desenvolvimento de competências transversais e interpessoais e desenvolvimento de um sentido de cooperação e solidariedade. Já aos “mentorandos” proporciona uma integração saudável e pró-activa no IPCA, o desenvolvimento de relações interpessoais e transversais, o conhecimento sobre a estrutura e funcionamento do IPCA e da cidade de Barcelos. O programa tem ainda como objectivo que “mentores” e “mentorandos” se apercebam de situações que possam ser consideradas problemáticas e desta forma combater o abandono escolar.

O programa arrancou este ano como projecto-piloto aplicado aos cursos de licenciatura e no próximo ano pretende-se que seja alargado aos cursos técnicos superiores profissionais.

FORMAÇÃO E INÍCIO DO PERÍODO LECTIVO

Os “mentores” receberam uma formação nos dias 10 e 11 de Setembro, num total de 7 horas, e no final receberam um certificado final de “mentor”.

Com o início do período lectivo, os mentores tiveram oportunidade de se apresentar aos seus pares, dando assim a conhecer o seu papel e a forma como podem ajudar os colegas recém-chegados a conhecer a Instituição, facilitando a sua integração.

Segue-se agora o período de inscrição dos “mentorandos” e a distribuição dos mesmos por grupos no máximo de 6 elementos. Os tutores (docente representante de cada escola no projecto), acompanham de perto todo o processo e estabelecem a ligação entre os “mentores”, os “mentorandos” e os serviços e unidades orgânicas do IPCA.