REGIÃO -
Projecto “Minho – Região Europeia da Gastronomia” promove seminários sobre Sustentabilidade e Recursos Endógenos

O IPVC está a colaborar com a “Minho Inovação” no projecto “Minho – Região Europeia da Gastronomia”, cujo objectivo passa por «promover a valorização dos recursos endógenos do Minho e a articulação com as actividades e sectores produtivos».

A região do Minho foi eleita Região Europeia da Gastronomia em 2016, a par com a região da Catalunha, em consequência de uma candidatura promovida pela “Minho Inovação”. Nesse âmbito foi desenvolvido um projecto que pretende «promover a valorização dos recursos do Minho e a articulação com as actividades e sectores produtivos com importância para a região, potenciando o seu perfil de especialização e a aposta em sectores com potencial de crescimento, estimulando, simultaneamente, a sua capacidade de adaptação às dinâmicas concorrenciais à escala global».

REFERENCIAL GASTRONÓMICO DO MINHO

PUBLICIDADE

Este projecto contempla ainda a criação de um Referencial Gastronómico do Minho, que tem como objectivo a «valorização do receituário minhoto na gastronomia local e nacional, trazendo maior visibilidade pública aos pratos tradicionais e estimulando a população e os restaurantes a recolocarem estes pratos no centro da alimentação e promovendo-os».

A organização do Receituário da Gastronomia Minhota implica o «levantamento das especialidades gastronómicas características do Minho, dos ingredientes regionais e dos modos de confecção regionais; a definição das matérias-primas endógenas e dos produtos não oriundos da região que são toleráveis e dos processos de produção e confecção, que garantam as características essenciais da gastronomia Minhota; o estabelecimento das relações entre o receituário e os produtos locais», pode ler-se em nota enviada.

SEMINÁRIOS

Inseridos neste projecto, serão realizados três seminários cujo tema será a “Sustentabilidade e Recursos Endógenos”, nos próximos dias 12, 19 e 26 de Abril de 2021, onde serão abordados temas chave relativos à inovação, promoção e valorização dos recursos endógenos. Todos os seminários têm início previsto para as 11h.

O primeiro seminário está marcado para dia 12 de Abril e terá como convidada Ana Soeiro, Directora Executiva Qualifica Portugal, e o tema será a valorização, qualificação, defesa, promoção e dignificação da identidade dos produtos tradicionais portugueses. 

No dia 19 de Abril a convidada será Ana Paula Xavier, Presidente da Federação “Minha Terra”, e o tema do seminário será o papel das Associações de desenvolvimento local na preservação dos recursos endógenos e do território.

O terceiro seminário decorre a 26 de Abril, cujo tema é a conexão entre a gastronomia e a biodiversidade e conta com a presença de Mihaela Antofie, Directora do Research Center for Agricultural Sciences and Environmental Protection University “Lucian Blaga”, da Roménia.