No âmbito do projecto “Os Fantásticos da Natureza”, desenvolvido pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, com o apoio da Direcção-Geral da Educação, da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, da Agência Portuguesa do Ambiente e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, decorreu a 2 de Março, em parceria com a Câmara Municipal de Terras de Bouro, uma sessão online para divulgação do projeto junto dos alunos do 2º ciclo (5º e 6º Anos) do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro.
A sessão contou com a participação da Vereadora Municipal da Educação, Ana Araújo, que deu início à actividade apresentando os mentores do projecto, professor José Janela, da Quercus e Sandra Pereira, bióloga, também da Quercus.
“OS FANTÁSTICOS DA NATUREZA”
“Os Fantásticos da Natureza” pretendem «garantir uma maior adesão e sensibilização da comunidade escolar para as questões ambientais, promovendo a educação ambiental através de atividades que correspondam aos interesses e preferências dos mesmos».
PNPG
Esta acção desenvolve acções direcionadas ao PNPG, sendo que o projecto tem por base «dar a conhecer os vários parques protegidos em Portugal à comunidade escolar de todo o País».
SÉRIE ANIMADA
Este projecto contempla ainda uma série de animação, com o nome “Os fantásticos da natureza”, composta por 14 temporadas (uma por área protegida) e 420 episódios (trinta por área protegida) e uma publicação, em formato ”banda desenhada”, das principais “dicas” e “sabias que” para cada um dos parques, ou o jogo lúdico-pedagógico que permite a aquisição de conhecimentos sobre as áreas protegidas. A divulgação do projeto e dos materiais disponíveis no sítio da internet para as escolas nas regiões abrangidas pelas áreas protegidas foi interrompida com a pandemia do COVID-19, sendo que, neste momento a divulgação passa pelo digital.