AMARES -

AMARES - -
Projecto “ParAmares a Leitura” para incentivar alunos a lerem em formato papel e digital

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

“ParAmares a Leitura” é um projecto de promoção da leitura, escrita e literacia digital que está a ser implementado pelo Município junto dos alunos do Agrupamento de Escolas de Amares. Este projecto está integrado no programa de combate ao insucesso escolar “Sucesso na Aprendizagem / Escola para Todos”.

PROJECTO “ParAmares a Leitura”

Promovido pelo município de Amares, através da Biblioteca Municipal Francisco de Sá de Miranda em parceria com o Agrupamento de Escolas, o projecto estará no terreno até ao ano de 2020. Numa primeira fase, os alunos serão impulsionados a desenvolver a leitura e a escrita e, numa segunda fase, a literacia digital.

Em comunicado, o Vice-presidente da autarquia e vereador da cultura, Isidro Araújo, aponta que «o projecto está estruturado de uma forma muito interessante», acrescentando que «são temas fundamentais para o desenvolvimento dos nossos alunos, transversais para a comunicação ao longo da vida e, por isso, absolutamente actuais e importantes».

PAPEL DAS BIBLIOTECAS

As bibliotecas escolares serão os agentes locais de implementação do projecto, que com a colaboração dos professores e técnicos especializados irão trabalhar os conteúdos curriculares em articulação com os programas e actividades lúdico-pedagógicas de leitura, escrita e literacia digital.

No âmbito do projecto vão ainda ser criados instrumentos de sinalização dos alunos que revelem dificuldades de aprendizagem e utilizadas metodologias diferenciadas para dinamização nas diversas áreas disciplinares.

LITERACIA DIGITAL

Relativamente à literacia digital, os alunos irão desenvolver capacidades de pesquisa, selecção, utilização e edição de informação, em contextos transversais a todo o currículo.

Considerando a actualidade da cibersegurança serão promovidos workshops e sessões de formação sobre a segurança na internet, a cidadania digital e os direitos de autor, dirigidos a alunos, pais e encarregados de educação.

LIVRO “MARGENS”

Esta semana foi apresentado o livro “Margens”, uma edição do Agrupamento de Escolas de Amares coordenada pela Biblioteca da Escola Secundária. Trata-se de uma compilação de textos produzidos pelos alunos, em contexto escolar, e integra os textos premiados no Concurso Literário Sá de Miranda, uma das acções apoiadas pelo projecto “ParAmares a Leitura”. A edição do livro foi financiada pelo projecto.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS