TERRAS DE BOURO -
Projectos “Cuidar de Quem Cuida”, “Chega +” e “Envolver” apresentados em reunião do CLAS

O Conselho Local de Acção Social (CLAS) de Terras de Bouro promoveu um encontro de trabalho no passado dia 29 de Maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Na reunião foram abordadas as informações relacionadas com o CIAB-Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo; apresentados os projectos “Cuidar de Quem Cuida” (CASTIIS), “CHEGA +” e “ENVOLVER” (SOPRO-Solidariedade e Promoção; apresentado o Relatório de Execução Anual de 2019 do Projecto CLDS-4Geira e ainda uma análise e votação de novos Pareceres Técnicos sobre os pedidos apresentados pelos Centros Sociais de Cibões e Chorense, no âmbito da candidatura apresentada ao Aviso NORTE-42-2018-15|Investimentos em Equipamentos Sociais.

Na parte inicial da sessão, o Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, e a Vereadora Ana Araújo, agradeceram e saudaram os parceiros envolvidos, em particular a Fernando Viana, Diretor Executivo do CIAB, pela oportunidade para divulgação do CIAB na reunião do CLAS.

“CUIDAR DE QUEM CUIDA”

PUBLICIDADE

Seguiu-se a apresentação do Projecto “Cuidar de Quem Cuida” (CASTIIS) por Ana Catarina Reis, cuja missão é «promover respostas de apoio especializado aos cuidadores informais e tem como principal objetivo a capacitação das redes sociais locais para a intervenção junto dos cuidadores informais, a partir da mobilização dos recursos já existentes na comunidade». 

No mesmo âmbito, Liliana Machado informou o plenário que a Câmara Municipal fez esta articulação com a CASTIIS, tendo em vista a replicação do projecto no Município.

“CHEGA+” E “ENVOLVER”

A exposição dos Projetos “CHEGA +” e “ENVOLVER” (SOPRO-Solidariedade e Promoção) foi o assunto seguinte, a cargo de Joana Miranda, em representação da SOPRO, que, sendo distintos, se complementam e têm como objetivo «intervir na prevenção e acompanhamento de casos relacionados com a problemática da violência doméstica e de género».

RELATÓRIO DE EXECUÇÃO ANUAL DE 2019 DO PROJECTO CLDS-4GEIRA

De seguida teve lugar a apresentação do Relatório de Execução Anual de 2019 do Projecto CLDS-4Geira, pela Coordenadora do CLDS, Grace Kelly Oliveira, referindo-se ao período compreendido entre os dias 2 e 31 de Dezembro de 2019 e elencadas as actividades desenvolvidas. 

ANÁLISE E VOTAÇÃO DE PARECERES TÉCNICOS SOBRE OS PEDIDOS APRESENTADOS PELOS CENTROS SOCIAIS DE CIBÕES E CHORENSE

Posteriormente a análise e votação de novos Pareceres Técnicos sobre os pedidos apresentados pelos Centros Sociais de Cibões e Chorense, no âmbito da candidatura apresentada ao Aviso NORTE-42-2018-15|Investimentos em Equipamentos Sociais.

Posteriormente, o Presidente da Câmara Municipal informou o plenário sobre o «apoio que está a ser prestado à população mais vulnerável neste período de pandemia provocado pela COVID-19, nomeadamente, ao nível do apoio alimentar», pode ler-se em nota enviada.