Com o objetivo de cativar e despertar a iniciativa empreendedora de empresários e pessoas com ideias de negócio na área do Turismo, para a oferta de soluções inovadoras e criação de novas empresas turísticas, o Campo do Gerês (Terras de Bouro) acolhe, na próxima terça-feira, 18 de julho, a partir das 15h30, a sessão pública “Turismo no Alto Cávado – Benchmarking e Mentoria”. Estão abertas as inscrições (ver link abaixo).
Esta iniciativa, no âmbito do PROVERE – Minho.IN, conta ainda com a visita à empresa de animação turística Gerês Equi’Desafios, assim como a apresentação de outros casos de sucesso e boas práticas nas áreas da restauração, alojamento e animação turística.
PROGRAMA
15h30 Receção dos participantes e convidados
15h40 Sessão de Abertura (Auditório – Museu Etnográfico de Campo do Gerês- Porta PNPG)
- CM Terras de Bouro – Manuel Tibo (Presidente da Câmara)*
- CIM Cávado
- IN.CUBO – Francisco R. Araújo (Coordenador Geral da In.Cubo)
- ATAHCA – José da Mota Alves (Coordenador da ETL da ATAHCA)
16h00 Benchmarking Turismo – Casos de Sucesso e Boas Práticas (Maisaber – Consultoria e Formação – Cristina P. Castro)
16h20 Mentoria de Empresários Alto Cávado – Adriano Fidalgo (CEO da Astrolábio)
16h40 Mentoria de Empreendedores Alto Cávado – Jorge Costa (CEO da AHPTUS)
17h00 Apresentação do caso de sucesso Gerês Equi’Desafios – Miguel Faria (CEO da Gerês Equi’Desafios)
17h15 Visita à empresa de animação turística Gerês Equi’Desafios
17h35 Coffee-Break
18h00 Encerramento da sessão
(*) a confirmar
INSCREVA-SE GRATUITAMENTE em: https://forms.office.com/e/E4gRJW9i1V
ENQUADRAMENTO
Esta sessão de disseminação de resultados insere-se no projeto-âncora 10 – Inovação, Qualificação e Empreendedorismo do PROVERE Minho.IN e visa apoiar os negócios turísticos endógenos da região Minho, através de «mentoring» de empreendedores (as) e ações de capacitação de empresários (as) e capacitação para a inovação das empresas de alojamento turístico, restauração e animação turística, devendo resultar na criação de novos negócios turísticos, através de Planos de Ação individualizados à medida de cada empreendedor(a) e na capacitação empresarial potenciadora do crescimento, inovação e diferenciação das empresas de TURISMO existentes. Minho Inovação (PA.10 – Inovação, Qualificação, Empreendedorismo) é um projeto que tem como objetivo estruturar e operacionalizar um ecossistema de suporte ao desenvolvimento do subdestino Minho e aos negócios turísticos construídos a partir dos recursos endógenos do território de baixa densidade. O seu custo total situa-se nos 882.260,25 euros, sendo cofinanciado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) em 749 921,21 euros. As entidades beneficiárias do projeto são: CIM DO AVE – Comunidade Intermunicipal do Ave CIM ALTO MINHO – Comunidade Intermunicipal do Alto Minho; CIM DO CÁVADO – Comunidade Intermunicipal do Cávado; Universidade Católica Portuguesa; TECMINHO – Associação Universidade Empresa para o desenvolvimento; IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave; IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo; In.Cubo – Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho.