Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Projeto Olympics4All de Cerveira volta a ser reconhecido na Europa

O projeto Olympics4All, liderado pelo município de Vila Nova de Cerveira, voltou a ser distinguido a nível europeu, no âmbito das ‘Boas práticas URBACT IV’. A cerimónia de entrega de prémios URBACT City Festival 2025 decorreu, cidade de Breslávia, Polónia.

 A iniciativa, focada no envelhecimento ativo e na inclusão social, foi destacada na sessão ‘Cidades Inclusivas’, onde o município foi convidado a apresentar os resultados do projeto e o seu impacto positivo na saúde e bem-estar da população sénior, “consolidando a oportunidade para incentivar outras cidades europeias a implementar este projeto”, lê-se em nota informativa.

“Este foi um momento de captação de potenciais parceiros europeus, tendo sido muitos os municípios a manifestar interesse em replicar a iniciativa. Neste momento, em cima da mesa está sermos líderes de uma Rede de Transferência URBACT através uma Call for Transfer Networks que se encontra aberta até junho”, afirmou Rui Teixeira, presidente da Câmara de Cerveira.

O Olympics4All (Erasmus+) foi criado em 2015 pelo município cerveirense e, embora tenha sido pensado, numa primeira fase, como um evento isolado, o entusiasmo dos participantes foi tal que motivou a adesão dos outros nove municípios do Alto Minho, que passaram a organizar treinos semanais e a apoiar financeiramente competições anuais, inspiradas em princípios dos Jogos Olímpicos.

Para levar esta boa prática a outras regiões com populações envelhecidas, foram lançadas as iniciativas In Common Sports e In Common Sports + (Erasmus+), que já estão em funcionamento em Espanha, Itália, Eslovénia, Hungria e Bulgária. Graças a esta replicação, mais de mil idosos participam atualmente em treinos semanais e já estiveram envolvidos em mais de 30 competições desportivas em seis países.

Com dez anos de existência, o projeto tem sido amplamente reconhecido a nível europeu, destacando-se, em 2023, com a conquista do Prémio #BeActive Across Generations. Mais recentemente, recebeu o selo de Boas Práticas URBACT, com uma pontuação entre os 80% e os 100%, atribuído pelo Comité de Acompanhamento do URBACT, representado pelos Estados-Membros e Parceiros da UE, pela Comissão Europeia, pelos Países do IPA, pelo Comité das Regiões Europeu e pelo Conselho dos Municípios e Regiões da Europa.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS