A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 18:00 de terça-feira e as 07:00 desta quarta-feira 567 ocorrências relacionadas com o vento forte, a grande maioria quedas de árvores, devido à passagem da tempestade Kirk.
“Entre as 18:00 de ontem [terça-feira], quando começou o quadro meteorológico mais adverso, e as 07:00 de hoje temos o registo de 567 ocorrências, sobretudo relacionadas com o vento, sendo 404 quedas de árvores, 14 inundações, 20 limpezas de via, 116 quedas de estruturas e 13 movimentos de massa”, disse à Lusa José Costa, oficial de operações na ANEPC.
De acordo com José Costa, nestas ocorrências foram empenhados 1.805 operacionais e 627 meios terrestres.
“As áreas mais afetadas foram a Área Metropolitana do Porto, Alto Minho e Sub-Região do Cávado”, adiantou.
AVISO LARANJA PARA BRAGA E VIANA
Os distritos de Braga e Viana do Castelo mantêm-se esta quarta-feira sob aviso laranja por causa da chuva, do vento forte e agitação marítima, numa altura em que já se fazem sentir os efeitos da tempestade Kirk, segundo o IPMA.
Estes dois distritos vão estar sob aviso laranja por causa da chuva e vento fortes até às 09:00 de hoje e de agitação marítima até às 00:00 de quinta-feira.
Também os distritos do Porto e Aveiro estão sob aviso laranja devido ao vento (até às 09:00 de hoje) e agitação marítima (até às 00:00 de quinta-feira).
Bragança, Viseu, Guarda e Vila Real estão sob aviso laranja até às 12:00 de hoje por causa do vento.
Ainda sob aviso laranja, mas por causa da agitação marítima estão os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja e Coimbra até às 00:00 de quinta-feira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou ainda hoje sob aviso amarelo os distritos de Bragança, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Leiria e Coimbra por causa do vento forte.
Os distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo estão também hoje sob aviso amarelo por causa da chuva, vento e agitação marítima.
[email protected]Foto: Meteo Trás-os-Montes