BRAGA

BRAGA -
PS alerta para possível perda de nove milhões de fundos comunitários na nova ETAR de Braga

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Os vereadores do PS na Câmara de Braga alertaram, esta segunda-feira, para a alegada perda de nove milhões de euros de financiamento comunitário para a nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do concelho, por incumprimento de prazos.

Na resposta, o administrador da empresa municipal de águas e resíduos (AGERE), Rui Morais, garantiu que os fundos comunitários “não estão perdidos”.

“A informação que temos é que se vão perder nove milhões de euros”, disse o vereador socialista Artur Feio. Segundo este responsável, em causa estão financiamentos relativos a obras que deveriam estar concluídas até 31 de Dezembro e que não vão estar.

No entanto, o administrador da Agere disse que os fundos comunitários não estão perdidos, adiantando que se está ainda a estudar a que quadro de apoio é que o financiamento vai ser submetido. Segundo Rui Morais, o objectivo é aumentar o co-financiamento, subindo de cerca de 30 para 66%.

“Correndo riscos, se calhar, mas se temos oportunidade de aumentar o cofinanciamento para mais do dobro…”, referiu.

Para o PS, esta atitude significa “trocar o certo pelo incerto” e pode levar mesmo à perda de nove milhões de euros.

Em causa está a ETAR do Este, orçada em mais de 29 milhões de euros. Localizada junto às estradas circulares da cidade de Braga, drenará para a bacia hidrográfica do rio Ave e terá capacidade de tratamento dos esgotos de cerca de 200 mil habitantes.

Segundo a AGERE, “irá eliminar as atuais descargas indevidas, constituindo, em conjunto com a ETAR de Frossos, a garantia de capacidade de tratamento e de descarga necessárias para o cumprimento da Diretiva Águas Residuais Urbanas no respetivo sistema”. “Com esta nova ETAR serão obtidos elevados benefícios ambientais e de saúde pública”, sublinha a empresa.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS