POLÍTICAPS Braga debateu alteração de Estatutos do partido

POLÍTICA
PS Braga debateu alteração de Estatutos do partido

A Comissão Política Distrital do PS reuniu em Braga, em sessão extraordinária com a presença de membros do Conselho Consultivo, Juventude Socialista e Secretariado, para debater a alteração estatutária prevista pelo partido.

A convite do presidente da Federação Distrital de Braga, o dirigente nacional Hugo Pires, que tem a responsabilidade da coordenação dos trabalhos de revisão de Estatutos do PS, apresentou a primeira versão, daquela que será debatida e votada, no Congresso Nacional, agendado para o último fim-de-semana de Maio, na Batalha.

PUBLICIDADE

Nesta reunião, marcaram presença os diversos dirigentes do distrito, com realce para a presença dos presidentes das Comissões Políticas concelhias.

Em comunicado, o PS Braga diz que «alguns dos temas centrais provocaram um amplo debate, como foi o caso da manutenção e até reforço da descentralização dos poderes nas estruturas do partido, nomeadamente no que concerne à garantia da autonomia das concelhias e das distritais, como condição fundamental para garantir a militância».

Para Joaquim Barreto, Presidente da Federação Distrital, «parece claro que a vontade dos militantes vai no sentido da proposta da Direção Nacional quando esta anuncia como objectivo “O Reforço da Militância”, para a afirmação do partido».

No entanto, enfatiza o facto de que «manter, ou mesmo reforçar, a autonomia das estruturas concelhias e distritais é o único caminho para fortalecer essa militância, e isto faz-se através da valorização do papel dos militantes e dos simpatizantes locais, na participação e discussão de temas que tenham a ver com a sociedade e as comunidades em que estão inseridos».