LEGISLATIVAS

LEGISLATIVAS -
PS defende ‘via verde’ para profissionais de lares e mais creches gratuitas

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

José Luís Carneiro defendeu, na Póvoa de Lanhoso, a criação de ‘via verde’ para os profissionais das ERPI – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, vulgo lares, e creches gratuitas para todas as crianças.

O cabeça-de-lista do PS por Braga às Legislativas de 10 de Março, sublinhou na visita a um lar, em Geraz do Minho, que “o Estado Social deve actuar no sentido de contribuir para a criação de condições para um envelhecimento digno no quadro de uma sociedade cuidadora”.

“O nosso Plano de Acção para Portugal prevê não só a prossecução do investimento na renovação e expansão das estruturas residenciais para pessoas idosas, mas também a criação de uma ‘via verde’ de acesso e ligação dos profissionais de saúde hospitalares aos profissionais, evitando quanto possível, a ida às urgências hospitalares e o internamento”, especificou.

A construção desta ERPI, que foi aprovada no âmbito de uma candidatura ao Programa Pares 3.0, conta com a comparticipação financeira de 2,5 milhões de euros do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e 490 mil euros do município da Póvoa de Lanhoso. Com capacidade para 80 lugares, esta nova infra-estrutura que se destina a colmatar uma necessidade deste território irá dispor, também, das valências de Centro de Dia e de Serviço de Apoio Domiciliário, com capacidade para 30 e para 40 utentes, respectivamente.

Já na visita à Creche da Associação Em Diálogo, José Luís Carneiro recordou que Programa Eleitoral socialista prevê, ao nível das respostas sociais para a Infância, prosseguir a política de alargamento da gratuitidade das creches e do pré-escolar, “medida que colocou Portugal na linha da frente a nível europeus no cumprimento do objectivo de Garantia Europeia para a Infância nas respostas para a primeira infância”.

Esta creche foi também construída com fundos do PRR. Um apoio de de 485 mil euros que permitiu requalificar o antigo edifício do Jardim de Infância de Monsul para a criação de uma creche para acolher crianças até aos 3 anos de idade, durante o período correspondente ao impedimento dos pais ou de quem exerça as responsabilidades dos pais.

José Luís Carneiro, foi acompanhado na deslocação à Póvoa de Lanhoso por Palmira Maciel, Irene Costa, Gilberto Anjos, Filipe Almeida Silva e Frederico Castro, presidente da Federação de Braga do PS.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS