SEGURANÇA –

SEGURANÇA – -
PSP deixa conselhos para umas férias tranquilas

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Em tempo de férias, a Polícia de Segurança Pública (PSP) deixa alguns conselhos para que nada condicione os dias de descanso. Entre eles, a adesão ao programa “Verão Seguro – Chave Directa”, que é gratuito e pode ser solicitado no “site” ou em qualquer esquadra da PSP.

«Este programa consiste numa vigilância mais assídua da PSP a residências temporariamente desabitadas, a fim de verificar se as portas e janelas estão intactas ou se houve alguma tentativa de arrombamento», explica a Polícia.

PUBLICIDADE

A PSP deixa também alguns conselhos, especialmente dirigidos a quem está de partida para férias, «porque a prevenção nunca é demasiada».

– Peça a alguém que abra regularmente as persianas e cortinados durante o dia e ligue a iluminação interior algumas noites;

– Não diga a estranhos que vai de férias;

– Feche bem as portas e janelas;

– Não deixe acumular correspondência, peça a alguém de sua confiança para a recolher;

– Guarde em lugar seguro joias, dinheiro, valores e objectos de arte e catalogue, se possível, os seus objectos de valor e anote os seus números de série.

Se vai viajar de automóvel:

– É indispensável verificar as condições de segurança do seu veículo, especialmente o estado dos pneus, as pastilhas, os travões, a direcção, os amortecedores, o estado dos pára-brisas e o funcionamento das luzes e dos faróis. Não se esqueça também do triângulo e do colete reflector, que devem estar junto do condutor.

– Igualmente importante é o acondicionamento da bagagem, que deve estar distribuído de forma a haver maior estabilidade do veículo.

– Outro factor que também deve ter em conta ao longo da viagem é fazer paragens regulares, mesmo que não se sinta cansado. Evite manobras perigosas e não exceda os limites de velocidade.

A PSP aconselha ainda a não ingerir bebidas alcoólicas e não tomar medicação que possa interferir nos sentidos.

«Antes de se ausentar da sua residência, comunique-nos e boas férias. Manteremos a sua residência sob vigilância policial», garante.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS