Assinala-se, no próximo dia 20 de Outubro, o Dia Mundial de Combate ao Bullying. Nesse âmbito, a Polícia de Segurança Pública (PSP), através das Equipas do “Programa Escola Segura” (EPES) e dos diversos Comandos de Polícia a nível nacional irá lançar, no período de 16 a 25 de Outubro, uma “operação” especificamente orientada para a prevenção criminal de situações de bullying e cyberbullying.
Esta “operação” tem por finalidade a realização de acções de sensibilização junto dos estabelecimentos de ensino básico do 1º, 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário, por todo o território nacional, com o objectivo de «alunos, pais e professores estarem mais atentos a este tipo de violência».
O objectivo passa ainda por dar a compreender «o impacto que o fenómeno acarreta, podendo comprometer o desenvolvimento saudável da criança/jovem, sendo necessário que todos estejam conscientes e sensibilizados para este tipo de fenómeno e, por sua vez, mais atentos a eventuais sinais de alerta».
Paralelamente, a PSP pretende «alertar para a identificação precoce das crianças com propensão para a violência e a sua orientação para promoção de apoio psico-emocional».
Nos últimos anos, a PSP tem procurado trabalhar em consonância com as várias instituições/associações, com vista a tratar diferentes problemáticas que ocorrem em ambiente escolar, onde se inclui o bullying, realizando milhares de acções de sensibilização.
CONSELHOS DE SEGURANÇA
Em nota enviada, a força de segurança deixa alguns conselhos de segurança para mitigar este fenómeno, para adultos e crianças. No caso dos adultos, adiantam que devem «cessar com o Bullying; tranquilizar e apoiar a vítima; identificar o comportamento errado; fazer referências às regras contra o Bullying e impor medidas e consequências apropriadas».
No caso das crianças, estas devem «não incentivar o agressor a ter esse tipo de comportamentos; não divulgar publicamente actos de Bullying; apoiar os colegas que são vítimas de Bullying, não os discriminando ou censurando; incluir os colegas discriminados nas actividades de grupo e contar a um adulto se assistirem a Bullying».