AMARESRaid Enduro abre este sábado a III Semana do Associativismo

AMARES
Raid Enduro abre este sábado a III Semana do Associativismo

A realização do Raid Enduro, este sábado, dá o pontapé de saída na III Semana do Associativismo de Amares, iniciativa organizada pelo Gabinete do Associativismo, Desporto e Juventude da Câmara que se estende até ao próximo dia 30. Dinamizar o tecido associativo, promover as associações concelhias e fomentar a participação juvenil, além de atrair visitantes a Amares, são os principais objectivos. 

«Estamos muito orgulhosos pela dinâmica de Amares em termos de associativismo. Temos associações em quase todas as freguesias e isso é fundamental», disse o presidente da Câmara, Manuel Moreira, durante a apresentação pública do evento, que decorreu esta sexta-feira nos Jardim das Termas, em Caldelas.

PUBLICIDADE

O autarca sublinhou a «forte aposta» da autarquia no associativismo, para onde canaliza «cerca de 400 mil euros», algo que «vai continuar» a ser feito, porque «mexe com a população».

Para o vereador João Esteves, «o associativismo é o reflexo da democracia e da participação cívica», assumindo um papel «fundamental» na sociedade.

«Nós, poder autárquico, temos o objectivo de ir ao encontro das pessoas. As associações são um parceiro indispensável na prossecução do bem comum», destacou.

PROGRAMA

A III Semana do Associativismo abre já este sábado, com a realização do Raid Enduro, a partir das 9h00, desde o parque desportivo de Amares.

No domingo, o desporto volta a estar em foco, com o Ultra Trail da Geira Romana – desde Campo do Gerês – e a Caminhada da Geira, dois eventos que vão ter epicentro em Caldelas.

Na segunda-feira, dia 23, o ISAVE acolhe uma demonstração da Protecção Civil.

Terça há uma peça de teatro no Auditório Conde Ferreira (“Cadeiras ao Poder”, 21h30) e uma noite de arte e cultura na sede da Banda de Amares (21h00).

No Dia da Liberdade, além das comemorações oficiais do 25 de Abril, que decorrerão no Largo do Município a partir das 10h00, a sede da Banda de Amares volta a abrir as portas à arte e à cultura (14h30) e o estádio do FC Amares recebe o Torneio da Protecção Civil (15h00).

Para sábado, 28, às 21h00, está agendado o Encontro Associativo Concelhio, na Câmara de Amares, naquele que será «um dos pontos altos» da programação, segundo o vereador João Esteves.

O dia 29 integra a Mini Maratona e Caminhada de Amares (Praça do Comércio, 9h00) e um passeio de BTT em Dornelas (9h00).

A iniciativa encerra com o Dia do Associativismo Juvenil, na Escola Secundária de Amares, uma iniciativa que visa fomentar nos jovens o gosto pelo associativismo.

FOMENTAR PRÁTICA INFORMAL DO DESPORTO

Um dos objectivos é também fomentar a prática do desporto, através de várias caminhadas e actividades ao ar livre, integradas no programa “Amares a Caminhar”, fomentando a actividade desportiva informal.

«Além do desporto federado, temos procurado criar também oportunidades para que as pessoas possam praticar livremente desporto. A Câmara tem feito um esforço para ter os trilhos cuidados e poderem ser usufruídos, o que tem acontecido», destacou o coordenador do Gabinete do Associativismo, Desporto e Juventude, Martinho Antunes.