DESPORTO (Automobilismo)

DESPORTO (Automobilismo) -
Rampa da Falperra com transmissão em directo na tv espera mais de 150 mil de aficionados do desporto automóvel

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Braga volta a ser o epicentro do automobilismo nacional e internacional, com a mítica Rampa Internacional Falperra. Esta foi a ideia central expressa na apresentação da 42ª edição daquela que é considerada a “prova rainha” do europeu de montanha e que promete trazer à cidade mais de 150 mil de aficionados do desporto automóvel. Este ano volta a ter transmissão em directo na televisão.

Depois do sucesso do FIA Hill Climb Masters de 2021, cuja “excelência teve continuidade na edição da Rampa do ano transacto”, este ano a organização espera mais de 150 mil espectadores e um “plantel de luxo” com 130 pilotos.

O evento, que se realiza no fim-de-semana de 19 a 21, envolve mais de 360 colaboradores e voluntários, e acontece numa altura em que Braga celebra os tempos da sua fundação com a recriação de Bracara Augusta, em mais uma edição da Braga Romana.

“Este ano a Rampa tem um cariz absolutamente singular, uma vez que coincide com uma grande iniciativa cultural e turística como é a Braga Romana. Vai ser um fim-de-semana fervilhante com dois eventos que se complementam, trazendo a Braga milhares de pessoas que certamente vão bater todos os recordes de afluência, o que é bom para a nossa economia”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação da prova que decorreu esta terça-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O autarca enalteceu o Clube Automóvel do Minho (CAM) pela qualidade do trabalho que tem desenvolvido em prol do desporto automóvel, particularmente pelo “seu esforço e dedicação para que a Rampa da Falperra continue a ser uma das mais representativas provas do automobilismo internacional”.

“Actualmente temos uma Rampa com a qualidade de um Masters a dar provas e a merecer todos os créditos do ponto de vista da sua organização. A direcção da prova tem apostando cada vez mais na sustentabilidade e na melhoria das condições de hospitalidade, de segurança e de conforto para quem assiste e participa neste grande evento desportivo e isso só é possível com o envolvimento de diversas entidades que desempenham um papel crucial para que a Rampa seja uma prova de excelência que tem vindo a ser reconhecida pela própria FIA”, referiu.

Esta é uma prova organizada pelo CAM, com a chancela da FIA e da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. Rogério Peixoto, presidente do Clube Automóvel do Minho, lembrou que o CAM “já deu provas” da sua capacidade para organizar eventos com a envergadura da Rampa da Falperra e do FIA Hill Climb Masters – evento que proporcionou um enorme upgrade à organização -, e tudo fará para “manter os padrões de profissionalismo e competitividade nesta edição”.

Segundo o responsável, a segurança e a sustentabilidade “são aspectos fundamentais para a manutenção dos objectivos” e para isso conta com a colaboração de “uma enorme rede colaborativa para proporcionar a todos uma Rampa da Falperra de excelência”.

O presidente do CAM agradeceu a colaboração da autarquia bracarense e de todos os parceiros que que desempenham um papel imprescindível na organização desta prova.

“A Rampa da Falperra é mais do que uma prova de montanha. É uma prova mítica, é um evento da cidade de Braga, do País, da Península Ibérica e todos se sentem parte integrante desta marca”.

TRANSMISSÃO EM DIRECTO

Além da competição, os visitantes podem desfrutar de uma série de actividades e atracções paralelas que tornarão a experiência ainda mais memorável. A prova tem transmissão live streaming fruto da parceria tecnológica com a Altice Portugal e ao longo do traçado são colocados ecrãs para que os espectadores possam assistir a todas as emoções da prova.

A segunda subida de domingo, tem transmissão em directo na CMtv, a partir das 12h00.

Os espectadores terão 11 zonas de peão espalhadas por todo o perímetro, algumas das quais com acesso pago e ainda duas zonas de bancada. As zonas de peão estão localizadas em diferentes áreas da prova e o bilhete de peão dá acesso a todas as zonas. Uma parte da receita dos bilhetes, revertem a favor da Associação Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano.

DESFILE

Um dos momentos mais aguardados é a exposição de viaturas e o desfile pela cidade. Nesta edição, a exposição de viaturas decorre junto ao Mercado Municipal, a partir das 11H00 do dia 19 de Maio, e pelas 19h00 inicia-se o desfile em direcção à falperra, passando pela avenida da Liberdade.

Como vem sendo habitual, os Transportes Urbanos de Braga (TUB) associam-se a este evento e disponibilizam um plano de transporte para a Rampa da Falperra, com bilhetes de ida e volta a 1 euro.

Todas as informações sobre a prova estão disponíveis no site do evento em www.rampadafalperra.pt

 

[email protected]

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS