O ranking das escolas divulgado esta sexta-feira pelo JN mostra que a Escola Secundária de Amares ocupa a 393ª posição, com uma média de 11,31, enquanto a Secundária de Terras de Bouro é 534ª, com média de 10,57.
De acordo com esta listagem, a classificação do ensino secundário é liderada pelo Grande Colégio Universal, instituição privada do Porto, com média de 16,59. O Colégio D. Diogo de Sousa, de Braga, surge na 7ª posição (15,92).
O ranking foi elaborado de acordo com os critérios definidos pelo Jornal de Notícias, a partir dos dados divulgados pelo ministério da Educação.
O ranking das escolas tem por base os resultados da primeira fase de exames dos alunos internos do ensino secundário que pretendiam aceder ao ensino superior. Não são consideradas as melhorias de nota.
O JN definiu como critério base para elaboração do ranking das escolas secundárias a nota das dez disciplinas com o maior número de exames: Biologia e Geologia, Português, Física e Química A, Matemática A, Geografia A, Filosofia, Economia A, Matemática Aplicada às Ciências Sociais, Inglês e Geometria Descritiva A.
Só são consideradas para o ranking das disciplinas as escolas onde foram realizados pelo menos dez exames na respetiva disciplina.