A Câmara de Braga está a proceder à requalificação do largo Mãe D’água, localizado junto a uma das entradas do Santuário do Bom Jesus do Monte. A intervenção, com o custo de cerca de 75 mil euros, fica concluída no início do próximo ano.
O projecto tem como objectivo, não só a requalificação do espaço, na União de Freguesias de Nogueiró e Tenões, mas ainda a resolução de problemas relacionados com o estacionamento abusivo, que causam inúmeros constrangimentos aos moradores.
“Para além da resolução dos problemas de estacionamento abusivo, este espaço irá transformar-se numa zona de estar e num lugar de reunião de pessoas, alterando assim a vivência no mesmo e tirando partido da proximidade com a instância do Bom Jesus”, explica Ricardo Rio.
Para o presidente da Câmara Municipal, visitou o local da intervenção juntamente com o presidente da União de Freguesias, João Tinoco. “Esta obra irá permitir um usufruto bastante maior do espaço por parte da população e é mais um contributo para melhorar a experiência de todos os que visitam o Santuário do Bom Jesus, que é agora Património Mundial da Unesco e um local de passagem obrigatório para todos os que se deslocam a Braga”, referiu o presidente da Câmara Municipal, que visitou a obra na companhia de João Tinoco, presidente da União de Freguesias.
A requalificação é inspirada nas formas da natureza envolvente, nomeadamente nos jardins românticos existentes no Bom Jesus, com curvas e traços que dão impressão de movimento.
No local serão criados também lugares de estacionamento automóvel, um dos quais para pessoas com mobilidade condicionada. Para além destes, também será criado um lugar de estacionamento para um autocarro.