Uma operação realizada pela GNR e pela organização não-governamental IRA (Intervenção e Resgate Animal) permitiu resgatar, esta segunda-feira, mais de uma dezena e meia de cães, gatos e um bovino, “sem condições de higiene e bem-estar”, numa casa em Moimenta, em Terras de Bouro. O dono dos animais, de 70 anos, foi constituído arguido por diversos crimes de maus-tratos.
Numa publicação nas redes sociais, o IRA refere que o Ministério Público solicitou a intervenção desta organização e que, no local, foi possível constatar que “um casal possuía dezenas de cães, gatos e um bovino sem condições de higiene e bem-estar, sem alimentação nem abeberamento, nem garantindo a segurança da população e seus animais”.
Ao todo, foram resgatados com vida 12 cães, três gatos e uma vaca. Segundo o IRA, além de “animais esqueléticos, uma casa imunda repleta de fezes e com um cheiro insuportável a urina”, foram também encontrados “animais mortos”, nomeadamente dois cães cujos cadáveres apodreciam ao ar livre.
“Populares denunciaram animais a morrerem à fome e sem cuidados primários de saúde, levando a uma patrulha do posto territorial da GNR – Terras de Bouro a desencadear a operação que teve início ontem [segunda-feira] às 05h00 e terminou às 02h00, durando 21 horas”, explica o IRA.
O Ministério Público emitiu os mandados de apreensão, solicitando a total colaboração de todas as autoridades competentes, permitindo ao IRA retirar todos os animais pertencentes ao casal. Só o homem foi, para já, constituído arguido pelas autoridades.
Fotos: IRA