REGIÃO

REGIÃO -
Restaurante Buraco vence concurso gastronómico em Esposende

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O prato ‘Massada de Ovas de Robalo Suado’, do restaurante Buraco, venceu o concurso gastronómico integrado na 24.ª edição do evento ‘Março com Sabores do Mar’.

Conquistaram o segundo lugar, em ex aequo, os restaurantes Água-pé, de Esposende, com Salmonetes Filetados com Pérolas de Alho Preto, e Barzin, com Arroz do Mar, Robalo. O restaurante Camelo conquistou o terceiro lugar com o prato Arroz de Debulho de Sável que acrescentou à menção honrosa da Inovação.

O júri foi mais uma vez presidido por enófilo José Silva, contando ainda com os chef’s Álvaro Costa e António Alexandre, e os jornalistas António Catarino e Francisco Gil que justificam as distinções pela qualidade da confecção do prato, excelência dos géneros, apresentação e palato.

O restaurante Buraco conquistou, ainda, a menção honrosa alusiva ao Acompanhamento (vinho) e, no que respeita à menção honrosa que distingue a qualidade do serviço, o júri premiou o restaurante Am Kreisel”, enquanto a menção honrosa do Ambiente atendeu à arrumação do espaço de refeições, iluminação e decoração do restaurante Porta D´Ofir.

O restaurante Varandas do Cávado – Hotel Suave Mar foi distinguido com a menção honrosa referente à Higiene das salas de refeições e WC.

O júri premiou o restaurante Rita Fangueira com a menção honrosa Preço Qualidade, tendo como referência o prato Sável de Escabeche com Açorda Tostada.

A menção honrosa de Melhor Piza foi atribuída à Buon Appe – Pizzeria, reconhecendo a qualidade da sua Pizza La Nostra Costa.

O júri decidiu conceder o Prémio Revelação Cozinheiro Profissional dos Sabores do Mar, a Joaquim Lapeiro do restaurante Am Kreisel, pela sua dedicação e profissionalismo.

O júri concedeu, ainda, um Prémio de Sustentabilidade à Mesa ao restaurante Dona Quina, pela utilização de produtos endógenos de acordo com os compromissos KM0 e economia circular, apoiando assim os produtores locais e a defesa da origem dos ingredientes utilizados na confecção do prato.

O júri decidiu, ainda, atribuir o Diploma de Mérito e Qualidade ao Barzin, pela inovação e conceito de futuro desta unidade.

Os jurados Rogério Ferreira, João Novo, Maria Loureiro, Eusébio Lima e Luís Rocha decidiram premiar João Barbosa no lugar mais alto da classificação, seguido de Juliana Silva e Tomás Frasco. Concorreram ainda Ana Santos, Lara Ferreira e Marco Pinheiro.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS