BRAGA

BRAGA -
Ricardo Rio insiste que cidades têm “papel relevante” para resolução dos desafios globais

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O presidente da Câmara de Braga defendeu, mais uma vez, “o papel relevante” que as cidades assumem na concretização dos desafios globais, destacando o papel crescente da Eurocities como influenciadora das políticas europeias para as cidades e cidadãos. O autarca apontou, a título de exemplo, algumas medidas tomadas no município bracarense, nomeadamente no combate ao custo de vida.

Ricardo Rio expressou esta ideia, que tem defendido em múltiplos fóruns internacionais, esta terça-feira, em Bruxelas, na sessão de abertura da Brussels Urban Summit, uma conferência que reúne cidades de todo o mundo sob a liderança de três importantes redes: Eurocities, Champions Mayors da OCDE e Metrópolis.

Esta é a primeira vez que estas três organizações organizam em conjunto uma cimeira de cidades com o objectivo de discutir as principais políticas urbanas e de que forma os autarcas podem aprender com os outros e desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para os cidadãos.

Falando em representação da Eurocities, perante uma plateia de mais de mil representes de cidades, Ricardo Riu afirmou que “esta cimeira das cidades representa uma oportunidade para os autarcas de todo o mundo falarem a uma só voz e explicarem aos governos nacionais que a proximidade às populações e a agilidade em resolver os problemas deve funcionar como exemplo para as decisões políticas assumidas pelos governos”.

O autarca destacou que para resolver os actuais constrangimentos que o mundo atravessa, “será necessária uma mudança de paradigma que coloque as cidades no centro das decisões”.

Nesta sessão interveio ainda a autarca de Bogotá, Claudia Lopez, que preside à Metropolis, o presidente de Reykjavík, Dagur Eggertsson, que é coordenador dos Champion Mayors da OCDE, Pascal Smet, secretário de Estado da região de Bruxelas, na qualidade de anfitrião, e ainda, numa mensagem vídeo, o presidente de Kyiv, Vitali Klitschko.

EXEMPLO BRACARENSE

Na parte da tarde deste primeiro dia, e na qualidade de Champion Mayor da OCDE, Ricardo Rio participou ainda no sexto encontro desta iniciativa que promove o crescimento inclusivo em cidades desta organização, que conta com mais de 60 cidades como Casablanca, Glasgow, Paris, Poznan, Ancara, Bratislava, Buenos Aires, Seul ou Tóquio.

Sob o lema ‘Resolver a onda de aumento do custo de vida nas cidades’, o presidente do município bracarense destacou algumas medidas que têm sido implementadas, como “a baixa de impostos e taxas nos serviços municipais, mas também os apoios que têm sido atribuídos às famílias mais desfavorecidas, seja através das políticas de apoio às rendas ou no acesso à habitação, mas também ao nível dos cuidados médicos dentários ou no apoio as famílias que sofrem de pobreza energética”.

Estes foram alguns dos exemplos que o autarca deu de políticas que os municípios podem desenvolver para apoiar as famílias em tempos de crise económica e que foram destacadas neste encontro.

A Brussels Urban Summit decorre em Bruxelas, até quinta-feira, reunindo mais de 200 autarcas e 1.000 representantes de cidades de todo o mundo. Numa organização conjunta de três organizações de cidades, Eurocities, a maior rede de cidades europeias, Metropolis, rede das maiores cidades do mundo e a rede dos Champion Mayors for Inclusive Growth da OCDE.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS