Ricardo Sousa, a correr pelo Águias de Alvelos, foi o grande vencedor do Ultra Trail da Geira, que se realizou no domingo, entre os concelhos de Terras de Bouro e Amares. O vencedor cortou a meta com um tempo de 04:55:53.697 horas. Na Corrida da Geira, Nelson Loureiro foi o mais forte (01:21:42.327 h).
Depois de dois anos de interregno devido à Covid-19, este ano realizou-se a 13ª edição do Ultra Trail Geira / Via Nova Romana. A corrida de trail em ambiente de montanha, organizada numa parceria entre o Clube Orientação do Minho e a Confraria Trota Montes, contou, como habitualmente, com o apoio dos Município de Amares e o Município de Terras de Bouro.
Esta edição fez parte do Circuito Nacional de Ultra Trails e Trails e englobou duas provas em simultâneo: o Ultra Trail da Geira / Via Nova Romana com uma distância de cerca de 50 km e a Corrida da Geira, com uma distância de 20km.
A Ultra Trail Geira / Via Nova Romana teve início às 08h00 no Campo do Gerês, Terras de Bouro, e foi percorrida quase integralmente em parte da via romana que ligava Bracara Augusta e a Asturica Augusta, com uma distância de cerca de 50 km. A partida decorreu no Museu da Geira, percorrendo parte do concelho de Terras de Bouro, e a meta foi instalada em Caldelas, no concelho de Amares.
A Corrida da Geira teve início às 10h15, na distância de 20km, com a partida em S. Sebastião da Geira e chegada no mesmo local, em Caldelas, da Ultra Trail.
Os resultados completos podem ser vistos em XIII Ultra Geira Via Nova Romana 2022 (stopandgo.pro)