PAÍS -
Rui Rio anuncia voto contra “por diversas razões” ao Orçamento do Estado

O presidente do PSD, Rui Rio, anunciou esta sexta-feira que vai propor à direcção nacional o voto contra do partido no Orçamento do Estado para 2022.

No fim da primeira audiência do Presidente da República com o líder do PSD, Rui Rio reafirmou que vai propor à direcção nacional do partido que “o voto no Orçamento do Estado seja um voto contra”.

“É um voto contra por diversas razões”, declarou, acrescentando que este orçamento “segue uma continuidade” e “não tem uma estratégia de longo prazo”.

PUBLICIDADE

Segundo Rui Rio, não há “uma política orçamental sustentada”, por parte do Governo. O Orçamento do Estado, disse ainda, “deve ter uma política estrutural e depois deve ter respostas de ordem conjuntural”. Por essa razão, o OE2022 não tem de ser igual ao de 2020 ou de outros anos, esclareceu Rio.

“Temos, neste momento, uma situação muito grave relativamente aos preços dos combustíveis”, frisou, adiantando que o preço está elevado muito mais “pela carga fiscal do que propriamente pelo preço do produto”.

Por isso, Rui Rio acha que este orçamento devia incluir uma “resposta a esta situação, baixando a carga fiscal dos combustíveis”, o que não se verifica com o actual documento.

 

FOTO: André Luís Alves