PAÍS -
Rui Rio e Ursula Von der Leyen testaram negativo ao covid-19

O presidente do PSD, Rui Rio, que é membro do Conselho de Estado, já fez o teste para a covid-19 e o resultado foi negativo, apurou o i junto de fonte oficial do PSD.

Recorde-se que António Lobo Xavier, que testou positivo para o covid-19, participou na reunião do Conselho de Estado. Todos os que estiveram presentes no encontro já começaram a ser testados. Já esta segunda-feira, fonte oficial da Presidência da República revelou à agência Lusa que o Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e o primeiro-ministro, António Costa, foram testados e o resultado deu negativo.

Marcelo, Ferro Rodrigues e António Costa participam esta segunda-feira na cerimónia comemorativa do 110.º aniversário da Implantação da República, na Praça do Município, em Lisboa.

PUBLICIDADE

Já presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, que também esteve presente no Conselho de Estado, testou negativo para a covid-19, mas mantem-se em isolamento até terça-feira.

A Lusa mesma fonte adiantou ainda que os testes realizados a outros cinco conselheiros de Estado – os antigos presidentes da República Jorge Sampaio e Aníbal Cavaco Silva, Francisco Pinto Balsemão, Leonor Beleza e Francisco Louçã – também deram negativo.

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Alburquerque, também testou negativo.

Os testes foram realizados no domingo à noite após a Presidência da República ter sido informada de que o conselheiro de Estado António Lobo Xavier está infectado com o vírus que provoca a covid-19 e os resultados foram conhecidos já de madrugada, indicou a mesma fonte.

O Conselho de Estado reuniu-se na terça-feira, no Palácio da Cidadela, em Cascais, entre as 14h00 e as 18h00, tendo como convidada a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

O chefe de Estado escolheu o Palácio da Cidadela, em Cascais, precisamente para “assegurar o devido distanciamento físico”, de acordo com uma nota da Presidência da República.