DESPORTO - S. Silvestre de Amares à espera de um milhar de pessoas

DESPORTO -
S. Silvestre de Amares à espera de um milhar de pessoas

A 7.ª edição da S. Silvestre de Amares vai para a estrada no dia 29 de Dezembro, um domingo, pelas 18h00, com partida e chega do Largo D. Gualdim Pais, na Freguesia de Amares, devido às obras que estão ser efectuadas na Praça do Comércio, em Ferreiros.

A edição deste ano, que tem como lema António Variações, para além da corrida (10km), da caminhada (5km) terá também a “S. Silvestre da Pequenada” (ver caixa). A organização, Ginásio Pro Energy e Município de Amares, apontam para uma adesão a rondar os mil participantes.

O Presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, entre elogios aos parceiros da prova, destacou igualmente a importância económica e turística desta competição.

PUBLICIDADE

«Amares tem meia dúzia de provas que dignificam e fazem do nosso Concelho jovem. A S. Silvestre é uma delas. Podemos dizer, que a par com a de Braga, é uma das mais importantes do Distrito. Já é uma marca», frisou Manuel Moreira.

«Para além de proporcionar uma vertente económica, principalmente na restauração, atrai muitas pessoas ao nosso Concelho. Por isso é que apostamos neste tipo de eventos. Vamos terminar o ano em grande», acrescentou o autarca, que também vai participar na prova.

Edgar Faria, representante do ginásio Pro Energy, pediu compreensão à população para o corte de estradas que vão ocorrer, entre as 18h00 e as 19h30, no dia 29 deste mês, em algumas estradas das Freguesias de Amares, Ferreiros e Caires.

«Todos os anos temos reclamações das pessoas devido ao corte de estradas, mas se queremos fazer eventos no Concelho as pessoas também têm de ter alguma compreensão, até porque apresentamos sempre alternativas às vias que estão cortadas nessa hora e meia do percurso», explicou Edgar Faria.

«Este ano o tema vai ser António Variações, porque também nos queremos aliar às várias homenagens que a Câmara tem feito ao cantor. É uma singela homenagem», referiu.

Por sua vez, João Esteves, Vereador do Desporto, sublinhou que a S. Silvestre de Amares é o evento desportivo mais abrangente do Concelho.

 «Temos muito gosto em nos associarmos a esta corrida que é a mais antiga do nosso Concelho e também aquela que abrange todas as faixas etárias da população. Esperemos que as pessoas adiram em massa para fazermos uma grande festa», disse o autarca.

João Luís Nogueira, Presidente do Conselho de Administração do ISAVE, principal patrocinador da S. Silvestre de Amares, elogiou o trabalho do Município na promoção destes eventos e prometeu continuar a patrocinar a prova.

«Muitas vezes sou criticado por não ser de Amares. Dizem que sou “estrangeiro”. Isso é racismos e xenofobia. Sou de onde trabalho e de onde tenho amigos. Sou um filho do Mundo e por isso também sou de Amares. O ISAVE vai ficar aqui até quando o Presidente da Câmara assim o entender. Mas precisamos de asas. Vamos continuar a apoiar estes eventos e quem sabe no futuro também uma mini ou mesmo uma maratona», atirou João Luís Nogueira.

PRÉMIOS

Para além de uma medalha a todos os participantes a organização vai também distribuir prémios monetários aos três primeiros classificados (masculino e feminino) da classificação geral. Assim, o primeiro atleta a cortar a meta vai receber 100 euros, o segundo 75 e o terceiro 50 euros.

CORRIDA DA PEQUENADA

A “S. Silvestre da Pequenada” vai decorrer no Largo S. Gualdim Pais, entre as 18h00 e as 18h30. A prova lúdica vai ser dividida entre os escalões dos 5-7 anos (300 metros), dos 7-9 (500 metros) e dos 9 aos 12 anos (700 metros).