Pelo segundo ano consecutivo, a capital austríaca Viena, foi considerada cidade mais habitável do mundo este ano, seguida por Copenhaga, na Dinamarca.
As cidades australianas Sydney e Melbourne saltaram no ranking para reivindicar o terceiro e quarto lugares, respectivamente. Em causa estão dados do Índice Global de Habitabilidade 2023 da Economist Intelligence Unit (EIU), revelados pela Bloomberg.
Das 10 cidades que mais desceram no ranking das cidades mais habitáveis do mundo, três localizam-se no Reino Unido — Edimburgo, Manchester e Londres — e duas nos Estados Unidos, Los Angeles e San Diego.
A maioria das cidades chinesas ficou “amplamente estável quando comparada aos resultados do ano passado”. Damasco, Síria e Trípoli, na Líbia, permanecem no fim da lista, nomeadamente, por distúrbios sociais, terrorismo e conflitos.
A Economist Intelligence Unit classificou 173 cidades em mais de 30 factores qualitativos e quantitativos em cinco grandes categorias: estabilidade, saúde, cultura e meio ambiente, educação e infra-estruturas.
Top das 10 cidades mais habitáveis em 2023
- Viena, Áustria
- Copenhaga, Dinamarca
- Melbourne, Austrália
- Sydney, Austrália
- Vancouver, Canadá
- Zurique, Suíça
- Calgary, Canadá
- Genebra, Suíça
- Toronto, Canadá
- Osaka, Japão