AMARES -
Santo António celebra-se de forma simbólica e com a “prata da casa”

O Santo António vai voltar a viver-se no concelho de Amares, com uma programa simbólica e adaptada às circunstâncias devido à pandemia de Covid-19.

Não será uma edição igual à de outros tempos, contudo a Associação de Festas Antoninas de Amares (AFAA) «não vai deixar passar em branco» as Festas Concelhias.

PUBLICIDADE

Em colaboração com o Município de Amares e a Junta de Freguesia de Ferreiros, Prozelo e Besteiros, a organização vai apresentar o programa «possível», pois «a saúde pública e bem-estar individual e colectivo de todos os cidadãos é, seguramente, o mais importante», de

Entre os dias 9 e 13 de Junho, a Praça do Comércio volta a ter música ambiente e será decorada com os arcos festivos. A decoração estará também montada junto à Igreja Matriz de Ferreiros.

ANIMAÇÃO NO SÁBADO

No sábado, 12 de Junho, para assinalar a “noite popular” de véspera do dia de Santo António, a animação ficará a cargo da dupla DJ amarense “Mayze X Faria”, que vai actuar no cimo do Posto de Turismo, no centro da Praça.

Será uma actuação em formato “live”, que não terá público e será transmitida nas redes sociais das Festas D’Amares e do Município de Amares.

«Mesmo que à distância, esta será uma forma de assinalar a noite popular e de dar música à Praça do Comércio, para que todos possam matar saudades das festas», refere João Andrade.

Para além disso, ao longo da tarde do dia 12 será ainda realizado um ciclo de entrevistas com as pessoas que tornam estas festas possíveis e com algumas colectividades que fazem sempre parte do programa. O dia terminará com uma sessão de fogo-de-artifício, também com transmissão online, a partir do cimo do Posto de Turismo.

MISSA NO DOMINGO

No dia 13 de Junho, Dia de Santo António, realiza-se a Missa em Honra de Santo António, na Igreja Matriz de Ferreiros, que também será transmitida online.

[Notícia actualizada]