TERRAS DE BOURO -
Sapadores dos Rios protegem e valorizam o Rio Homem

O Município de Terras de Bouro, em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), iniciou os trabalhos de reabilitação e valorização do Rio Homem com uma equipa de sapadores dos rios.

A equipa é constituída por técnicos especializados em limpeza e valorização de margens de rios que desenvolvem tarefas de contenção de espécies exóticas invasoras, nomeadamente, da mimosa (Acacia dealbata).

PUBLICIDADE

Realizam podas de formação, corte de algumas espécies espontâneas, tais como silvados, plantação de árvores autóctones ribeirinhas por raiz nua e estacaria, aplicação de soluções Técnicas de Engenharia Natural para estabilização das margens e limpeza e valorização do património hidráulico, nomeadamente, de poldras, passadeiras e pontes.

«Com esta intervenção pretende-se contribuir para a preservação da biodiversidade local, nomeadamente, através da protecção do habitat prioritário 91E0 – Amiais (Alnus glutinosa), bem como dos habitats da lontra, do guarda-rios e do feto-real, assegurando as boas práticas de actuação no corredor ecológico ribeirinho», refere a autarquia.

A equipa de sapadores dos rios+ recebeu formação teórica e prática in loco ministrada por Pedro Teiga, estando também habilitados a realizar sensibilização ambiental dos proprietários ribeirinhos durante os trabalhos.