FUTEBOL -
SC Braga-AEK com 4.500 espectadores com máscara e distanciamento social

Os 4.500 adeptos do SC Braga que vão assistir, na quinta-feira, à noite, ao jogo de futebol da fase de grupos da Liga Europa com o AEK Atenas, da Grécia, terão de usar máscara e respeitar o distanciamento social, revelou esta quarta-feira o Comando Distrital da PSP.

“Este é o primeiro jogo oficial de clubes, com adeptos, no continente [depois da paragem provocada pela pandemia de covid-19], pelo que teremos os olhos do país e da Europa postos no Estádio Municipal”, salientou o responsável, em conferência de imprensa, frisando que “é muito importante que todos cumpram as regras para que no futuro possamos ter mais jogos com público”, referiu.

PUBLICIDADE

O comissário sublinhou que no estádio estarão “responsáveis da Direcção-Geral da Saúde a avaliar” a forma como as coisas decorrerão.

O SC Braga recebe o AEK Atenas às 20h00 de quinta-feira, na primeira jornada do grupo G da Liga Europa.

Fernando Rabaldinho referiu, ainda que “não se notou” até agora, a presença de qualquer adepto grego em Braga, mas uma coisa é certa: no estádio apenas entrarão sócios do clube da casa, até porque a UEFA proibiu o acompanhamento das equipas pelos aficionados em deslocações ao campo do adversário.

Esta quinta-feira, e por ordem das autoridades de saúde, só poderão entrar 4.500 pessoas – quatro mil em três bancadas e 500 nos camarotes -, o correspondente a 15% da lotação do estádio.

O responsável da PSP vincou que os adeptos terão de ir “numa vertente individual”, mesmo que pertencendo ao mesmo agregado familiar.

O público será repartido pelas bancadas nascente inferior, poente inferior e poente superior, sendo que as portas abrem pelas 18h00.

“É importante que os adeptos cheguem cedo, para evitar aglomerados”, disse ainda Fernando Rabaldinho.

O cumprimento das regras sanitárias será, em primeira instância, fiscalizado e assegurado pela empresa de segurança privada que presta serviço no estádio.

A PSP só intervirá em caso de desrespeito. No momento da compra do bilhete, o associado do Sporting de Braga terá que preencher e assinar um boletim epidemiológico.