JUSTIÇA -
SEF detecta em Vilar Formoso menor desaparecido a caminho de Guimarães com a mãe

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) detectou, na terça-feira passada, na fronteira de Vilar Formoso, um menor de 11 anos que estava dado como desaparecido e viajava num autocarro proveniente de Paris.

Fonte policial disse esta sexta-feira à agência Lusa que o menor viajava de autocarro com a mãe e que ambos foram ouvidos pelo Ministério Público, no Tribunal de Almeida. Já o Correio da Manhã avança que ambos se dirigiam para Guimarães, de onde a progenitora, de nacionalidade portuguesa, é natural.

PUBLICIDADE

“[O menor] ficou referenciado em Portugal e ficou impedido de se ausentar do país, a não ser para França, o país de origem”, disse a fonte.

Em comunicado, o SEF explica que o autocarro foi fiscalizado na terça-feira no Posto de Passagem Autorizado (PPA) de Vilar Formoso e que o menor foi encaminhado para o Ministério Público junto do Tribunal da Comarca da Guarda.

“Por via da utilização da aplicação SEF Mobile, o menor foi rapidamente interceptado na sequência de indicação Schengen inserida pelas autoridades francesas”, adianta.

“AMERICANO DETIDO”

A mesma nota diz ainda que, no PPA de Vila Verde da Raia, em conjunto com as autoridades espanholas, os elementos do SEF interceptaram uma viatura em fuga e detiveram o condutor, um cidadão português que estava a ser perseguido pela Guarda Civil Espanhola.

O homem, conhecido como ‘Americano’, tinha “resistido à detenção em flagrante delito por tráfico de droga e agredido um dos agentes que cumpria com a detenção, pondo-se em fuga”.

Alertados para esta situação, o SEF e GNR “fizeram adaptações ao dispositivo de fronteira” para garantir a intercepção da viatura em fuga, o que veio a acontecer em Vila Verde de Raia.

“O homem foi identificado, foram rastreadas as bases de dados e, não se verificando a pendência de mandados válidos em nome do suspeito, foi detido e conduzido pela Guarda Civil Espanhola”, acrescenta.