Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
OPINIÃO

OPINIÃO -
“Segundos Salvam Vidas – Higienize as Suas Mãos” 

É este o slogan da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a comemoração do Dia Mundial da Higiene das Mãos, a 5 de maio de 2021, com o objetivo de melhorar as boas práticas nos cuidados de saúde das populações.

No contexto de pandemia como aquele que se vive atualmente, a higiene das mãos tem um papel especialmente relevante. A correta e frequente higienização das mãos, em ambiente social e profissional, através de lavagem com água e sabão ou fricção com solução antisséptica de base alcoólica, é uma das medidas basilares para a mitigação da pandemia de COVID-19.

O vírus SARS-CoV-2 transmite-se principalmente por meio de gotículas e transmissão de contacto. Os meios de transmissão dão-se através do contacto direto com pessoas infetadas e / ou objetos ou superfícies contaminados. Assim, as mãos podem espalhar o vírus a outras superfícies e / ou à boca, nariz ou olhos se depois forem tocados.

Evidências em epidemias anteriores demonstraram que lavar as mãos é altamente eficaz para prevenir quer doenças diarreicas quer doenças respiratórias. Assim, lavar as mãos é considerado uma das medidas importantes para prevenir as infeções na Comunidade. 

O que precisa de saber sobre as melhores práticas de higiene das mãos?

Quando lavar as mãos:

Lavar as mãos deve fazer parte da rotina de todos nós, especialmente:

 Antes de comer ou manusear os alimentos;

 Após ter utilizado a casa de banho;

 Após assoar o nariz, tossir ou espirrar;

 Após tocar em animais ou nos seus dejetos;

 Após manusear resíduos;

 Após mudar fraldas;

Antes e após tocar em pessoas doentes ou feridas;

 Antes e após entrar em locais públicos (lembrar que também estão disponíveis soluções-alcoólicas para as mãos como alternativa).

Que produto utilizar para a higiene das mãos? Durante quanto tempo?

Em geral, a higienização com sabonete líquido remove a macrobiota transitória, tornando as mãos limpas. O sabão comum é eficaz na inativação de vírus envelopados, como o Vírus que provoca a COVID-19 devido à membrana da superfície oleosa que é dissolvida por sabão, matando o vírus (Sickbert-Bennett EE et al, “Am J Infect Control”2005). Além disso, a lavagem das mãos remove os germes por meio mecânico (Diretrizes da OMS sobre Higiene das Mãos em Cuidados de Saúde). 

Porém, a eficácia da higienização simples das mãos, com água e sabonete, depende da técnica e do tempo gasto durante o procedimento que normalmente está estimado entre 40 a 60 segundos.

Se as mãos não estiverem visivelmente sujas utilize uma solução à base de álcool como meio preferencial para uma higienização antissética rotineira das mãos. É a forma mais rápida e eficaz de o fazer.

Os desinfetantes à base de álcool, agora comuns nas nossas casas, são mais práticos: atualmente andamos com frascos no carro, dentro das malas, em qualquer local, para que estejam à mão sempre que seja preciso.

Os produtos para esfregar as mãos à base de álcool devem conter pelo menos 60% álcool, e devem ser certificados seguindo cuidadosamente as orientações do fabricante e da Direção Geral da Saúde. O tempo gasto durante o procedimento que normalmente deve demorar entre 20 a 30 segundos. 

Os desinfetantes à base de álcool são irritantes para as mucosas, por exemplo dos olhos, nariz e boca. Assim, sempre que higienizar as mãos com um desinfetante à base de álcool é necessário que estas fiquem bem secas antes de tocar na cara ou em qualquer outra parte do corpo ou objeto. Para aumentar a eficácia do desinfetante deve aplicá-lo com movimentos de fricção até ter as mãos bem secas. Para minimizar os efeitos de agressão da pele provocados por estes desinfetantes, hidrate as mãos com um creme adequado.

Se tem crianças, não se esqueça:

É fundamental que as crianças saibam os benefícios e a importância da correcta lavagem das mãos. Encorajá-las a lavar as mãos na altura certa vai ajudar a garantir que esta prática se mantenha um hábito ao longo da sua vida.

É preferível que lavem as mãos com água e sabão. Ensine-as e explique-lhes, de forma adequada à sua idade, por que o devem fazer.

Se for necessário higienizar-lhe as mãos com desinfetantes à base de álcool não as deixe sozinhas enquanto o fazem.

Manter as mãos limpas é um dos mais importantes passos com que pudemos contribuir TODOS na promoção da saúde de TODOS!

Seja um agente da Saúde Pública!

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS