O Núcleo Museológico do Campo do Gerês foi o cenário escolhido, entre 25 e 28 de Junho, para a realização da “Semana Cultural da Geira”, que teve como objectivo a «valorização cultural da Geira “Via Romana”, com a recriação, em vários momentos, do Mundo Romano».
Ao longo dos quatro dias, os intervenientes e visitantes tiveram a oportunidade de «observar técnicas de construção das vias e meios de transporte, de assistir a peças teatrais, de participar numa actividade intergeracional através do Projecto Bem Envelhecer, participar em workshops e constatar a recriação da formação e vivência militar romana».
O evento foi organizado pelo Município de Terras de Bouro e englobado no Projecto Gerês/Xurês, Reserva da Biosfera Transfronteiriça.
PROJECTO BEM ENVELHECER
No âmbito da Semana Cultural da Geira, o projecto Bem Envelhecer proporcionou uma acção aos participantes do projecto e às cerca de 40 crianças do ATL do Centro Municipal de Valências.
A actividade Intergeracional, organizada pelo Município de Terras de Bouro, realizou-se durante a manhã com a presença de dois monitores, que deram algumas explicações sobre animais usuais no Mundo Romano, contemplando também uma visita a uma tenda militar com armamento e explicações sobre denominações e técnicas romanas, além da demonstração de um falcoeiro.
Deste momento fez também parte um workshop de moagem de cereais e lavagem da lã e uma área de jogos de equilíbrio e destreza.
RECRIAÇÃO DO MUNDO ROMANO
No dia 27 de Junho teve também lugar uma recriação do Mundo Romano, onde as crianças e os presentes puderam «vivenciar os costumes do povo romano que regularmente de deslocavam pela Via Romana, atravessando a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês/Xurés até Astorga».
Os mais pequenos puderam assim «vivenciar e apreciar a forma de subsistência e os treinos militares que os soldados regularmente realizavam ao longo da Geira».
Estas acções serviram para «consciencializar os mais novos para a importância de conhecer e preservar esta paisagem que carrega uma história e encerra em si vestígios de inigualável valor para a Humanidade».