REGIÃO

REGIÃO -
Semana Europeia de Prevenção de Resíduos chegou a duas centenas de pessoas em Esposende

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Semana Europeia de Prevenção de Resíduos reuniu nas acções de formação e sensibilização cerca de 200 pessoas em Esposende e entregou dezenas de ecopontos, anunciou esta quinta-feira a autarquia.

Tendo como temática ‘Têxteis Circulares e Sustentáveis’, a semana, que decorreu entre os dias 23 e 26 de Novembro, abordou o impacto que a indústria têxtil tem no uso da terra, na poluição da água e nas emissões de gases com efeito de estufa, e, principalmente, promover a circularidade no sector têxtil. A separação selectiva de resíduos, a reutilização e a compostagem interna foram igualmente temas abordados.

Foi o caso da acção de sensibilização para a separação selectiva de resíduos promovido pela Esposende Ambiente, com a colaboração da Resulima, que decorreu no Centro de Educação Ambiental. A iniciativa teve como objectivo promover uma melhor e mais eficiente gestão dos resíduos urbanos produzidos no concelho, destacando o contributo dos munícipes na concretização das metas de reciclagem.

PUBLICIDADE

Orientada por Joana Cunha, da Resulima, cerca de 40 famílias familiares receberam um ecoponto doméstico oferecido pela Esposende Ambiente, no âmbito do projecto E-Recicla financiado pela Sociedade Ponto Verde.

Para a comunidade em geral realizou-se a oficina ‘O saber não ocupa lugar: Técnica de Patchwork’, orientada pela formadora Márcia Cavallare, que partilhou com os participantes diferentes técnicas de patchwork, ferramentas utilizadas, sendo que cada formando executou um naperon de Natal recorrendo à técnica nine patch.

ESCOLAS

No que se refere à comunidade educativa, teve lugar no Centro de Educação Ambiental a oficina ‘Vamos reutilizar’, onde os participantes tiveram oportunidade de reutilizar restos de tecido na decoração de caixinhas feitas com resíduos de cartão.

No espaço escolar decorreu a palestra ‘Vamos compostar’, dedicada à compostagem doméstica como técnica de reciclagem natural dos resíduos orgânicos que pode ser implementada por qualquer pessoa com jardim ou quintal.

Ainda no âmbito do projecto E-Recicla, e de modo a continuar a promover a voluntária separação selectiva dos resíduos urbanos nos agregados familiares concelhios e, consequentemente, a valorização dos resíduos passíveis de serem reciclados, a Esposende Ambiente realiza novas acções de sensibilização e consequente oferta de ecopontos até finais de Janeiro, em locais e datas a anunciar.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS